Os metalúrgicos da base do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) injetarão R$ 86,4 milhões na economia de Taubaté até o fim de 2024. O valor é referente ao pagamento do 13º salário. O levantamento foi elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Para o presidente da entidade, Claudio Batista, o Claudião, esse montante tem reflexos na vida de todos os trabalhadores da cidade. “Com esse valor, nossa categoria ajuda a girar a economia de Taubaté e, com isso, a manter postos de trabalho em outros setores como o de serviços e comércio”.
Na opinião do sindicalista, a representação dos trabalhadores tem papel fundamental na valorização dos salários. “Com um sindicato forte e a participação da categoria, sempre buscaremos melhores remunerações, o que reflete positivamente na economia de Taubaté e dos municípios da nossa base”.
O Dieese também pesquisou o montante do 13º salário pago este ano para todos os trabalhadores de Taubaté. Serão R$ 526,1 milhões na economia regional provenientes de aproximadamente 165,1 mil trabalhadores com carteira assinada, de todos os setores (indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária).
Para chegar a esses números, foram utilizados dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023 e do caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) até setembro de 2024, ambos do Ministério do Trabalho e Emprego.
Com relação aos valores, para a estimativa do montante a ser pago aos trabalhadores com carteira assinada, o rendimento foi atualizado pela inflação (INPC) acumulado entre janeiro e setembro de 2024.