30 de novembro de 2024
INVESTIGAÇÃO

Descarte em área da Revap pode ser causa da morte de peixes

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução / Vale 360 News
Peixes mortos no rio Paraíba, no trecho do Vale

Descarte de resíduos na área da Revap (Refinaria Henrique Lage) em São José dos Campos, na região do bairro Vila Tesouro, zona leste da cidade, pode estar ligado à morte de peixes no rio Paraíba.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A mortandade de peixes ocorre pelo menos desde o dia 15 de novembro e foi denunciada à Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) em 17 de novembro. Desde então, o órgão estadual analisa amostras de água colhidas em várias regiões do rio Paraíba na região. A mortandade de peixes se avolumou durante o fim de novembro.

Na sexta-feira (29), a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) divulgou comunicado no qual informa o aumento da vazão de água no rio Paraíba para diminuir a poluição. Neste sábado (30), foi identificado que o problema estaria na área de descarte da Revap, em São José dos Campos.

A Petrobras divulgou nota na qual afirma que, assim que percebeu a morte dos peixes perto da área de captação, acionou a Cetesb para que as causas fossem apuradas. A Petrobras afirmou ainda que trabalha com as autoridades competentes para esclarecer a situação e garantir a proteção dos recursos naturais. A Cetesb continua investigando o caso.