07 de janeiro de 2025
INDÚSTRIA

Volks vai contratar 260 funcionários para Taubaté, diz sindicato

Por Da redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Linha de produção da Volks em Taubaté

A Volkswagen vai contratar 260 trabalhadores para a fábrica de Taubaté. A informação foi anunciada pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) em assembleia na fábrica nessa quarta-feira (27).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Das 260 vagas anunciadas, 56 são para candidatos que participaram do último processo seletivo da montadora, realizado em novembro do ano passado. A Volks Taubaté também vai efetivar 30 alunos do Senai.

As outras 174 vagas (60% homens e 40% mulheres) serão destinadas para um processo seletivo que será feito a partir de indicações dos trabalhadores da fábrica.

O presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, explicou que, além da contratação de trabalhadores para o processo produtivo, haverá 76 promoções internas. “Fruto de um trabalho exaustivo que começou em 2017, desde que a gente iniciou a discussão sobre a necessidade de transformação e de trazer a nova plataforma para Taubaté.”

Novo veículo.

A conclusão de todo esse processo ocorrerá em abril de 2025, quando será lançado oficialmente o Volkswagen Tera, o novo SUV da montadora que será produzido em Taubaté.

“Essas contratações são para completar o efetivo no aumento de produção para esse novo veículo que, com certeza, trará muitos resultados para os trabalhadores e trabalhadoras da Volks”, declarou o presidente do sindicato.

O acordo coletivo que estabeleceu a fabricação de um novo modelo de carro, contratações e estabilidade no emprego até 2028 foi aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras em novembro do ano passado.

Esse acordo foi elaborado pelos sindicatos que representam os funcionários da Volks as quatro unidades da empresa no Brasil (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

“Um acordo que trouxe valorização do tíquete, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), salário, estabilidade no emprego, produto novo, tecnologia e garantia de futuro para todos os trabalhadores aqui na planta de Taubaté”, disse Claudião.

Além do VW Tera, a unidade de Taubaté já produz o Polo Track. Atualmente a fábrica conta com cerca de 3.200 trabalhadores.

Procurada pela reportagem, a Volkswagen ainda não comentou.