02 de janeiro de 2025
FEZ SUA PASSAGEM

Médium Dona Isabel morre aos cem anos em Minas Gerais

Por Artur Búrigo | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/@acasadocaminho/Instagram
Dona Isabel fundou do grupo espírita Casa do Caminho.

A médium Isabel Salomão morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos cem anos, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Ela estava internada em um hospital da cidade desde o início do mês.

Leia também: Bisneto da princesa Isabel, dom Orleans morre no Rio aos 74 anos

Ela fundou do grupo espírita Casa do Caminho, que comunicou seu "desencarne". Dona Isabel, como é conhecida, deixa cinco filhos, treze netos e dez bisnetos.

Filha de libaneses, ela nasceu em Rochedo de Minas, também na Zona da Mata. Em setembro deste ano, ela havia comemorado cem anos de idade.

As primeiras manifestações mediúnicas surgiram na vida dela aos nove anos, lembra a jornalista Daniela Arbex, que escreveu a biografia de Dona Isabel.

"Ela chamava de coisas, porque não sabia do que se tratava, do que se chamava um espírito. Só aos 22, quando conheceu o Dr. Vicente Ramazzini, que era chefe dela, descobriu que tinha uma religião que cuidava do caso dela", disse Arbex à Folha.

Nessa época, ela começou a frequentar os trabalhos na casa espírita e na sequência assumiu o trabalho para nunca mais parar.

Arbex, que considera Dona Isabel como uma das principais personalidades brasileiras do século 20, disse que o maior legado da médium é a caridade.

Com uma trajetória ligada à educação e ao auxílio às pessoas de baixa renda, com 14 anos ela passou a educar em casa as crianças vizinhas, em Rochedo de Minas, e foi nomeada professora pelo município ainda adolescente.

Nos últimos anos, ela passou também a atender a população idosa com a distribuição mensal de mais de seis toneladas de alimentos a 300 famílias.

"Ela passou a atender essas pessoas porque sabia que elas também são uma população em situação de vulnerabilidade", disse Arbex.

Em 1979, a médium criou o plantão de socorro espiritual, que presta atendimento gratuito 24 horas por dia. Os plantonistas foram treinados por Dona Isabel, e atendem cerca de 600 ligações por dia, segundo a instituição Casa do Caminho.

Ela também fundou o Lar do Caminho, instituição que atende crianças em situação de abandono.

Em 1993, o também mineiro Chico Xavier visitou pessoalmente a Casa do Caminho e destacou a dedicação da médium, a quem chamou de "Mãe Espiritual da coletividade".

"Dona Isabel Salomão de Campos, em cuja personalidade reconheço uma autêntica missionária de Nosso Senhor Jesus Cristo junto à coletividade humana", disse Xavier à época.

Apesar de não ser ligada à política, a médium tratou o ex-presidente Itamar Franco, que governou o país de 1992 a 1994, e recebeu um telegrama de Fernando Collor (1990 a 1992), em que ele relatava a necessidade dos governos em buscar justiça social na melhoria do sistema carcerário do país.