04 de novembro de 2024
DESAFIOS

Redação do Enem 2024 aborda tema sobre a herança africana

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Paulo Pinto / Agência Brasil
Estudantes reunidos em frente a local de prova do Enem

O Ministro da Educação, Camilo Santana, informou por meio de publicação nas redes sociais que o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Mais de 4,3 milhões de estudantes estavam inscritos para prestar a prova do Enem 2024 no domingo (3) em todo o Brasil, sendo 37.191 no Vale do Paraíba, com 12.959 em São José dos Campos.

Além da prova de redação, os candidatos inscritos responderam questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o horário de término foi 19h (horário de Brasília).

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto:

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Entre os critérios que conferem nota zero estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

* Com informações da Agência Brasil