01 de novembro de 2024
ACIDENTE AÉREO

Dois aviões Embraer Tucano da FAB colidem no ar; piloto ejeta

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Aeronave que caiu em Pirassununga

Duas aeronaves Embraer T-27 Tucano da FAB (Força Aérea Brasileira) colidiram durante um treinamento próximo à AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga, no interior de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (1º).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O acidente envolveu duas aeronaves de instrução que realizavam manobras em formação. De acordo com informações preliminares, as aeronaves participavam de um voo de treinamento quando o leme da aeronave da cadete acabou se chocando com a hélice da outra aeronave, resultando em sérios danos a ambos os Tucanos.

Algum tempo após o impacto, a decisão foi pela ejeção da cadete, já que o T-27 apresentava danos estruturais significativos. Ela foi resgatada por um helicóptero da FAB, que já havia decolado após a decisão pela ejeção ser tomada. Ela passa bem. O incidente aconteceu próximo à Rodovia Anhanguera.

O outro T-27, pilotado pelo oficial superior, também sofreu avarias na hélice, mas o militar conseguiu realizar um pouso seguro na própria AFA, evitando maiores danos.

A AFA, localizada em Pirassununga, é uma das principais instituições de formação da FAB, onde são treinados todos os pilotos militares da Aeronáutica. A FAB confirmou o ocorrido e se pronunciou por nota. Leia o comunicado na íntegra.

“A Força Aérea Brasileira informa que, nesta sexta-feira (1º), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea, colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.”

Segundo a FAB, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.