25 de dezembro de 2024
POSICIONAMENTO

Câmara: PL e PSDB anunciam oposição; União ainda não definiu

Por Julio Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Emanuel Fernandes (PSDB), Eduardo Cury (PL) e Dr. Elton (União)

Minutos após OVALE noticiar que o PL havia orientado que os vereadores eleitos em São José dos Campos adotassem postura de "independência" e que não tivessem participação no governo do prefeito reeleito Anderson Farias (PSD), o partido divulgou uma nota em que afirma que fará "oposição construtiva ao governo municipal".

Assinada pelo presidente municipal do partido, Eduardo Cury, que foi derrotado no segundo turno por Anderson, a nota diz que o PL de São José, "após discussão interna entre sua executiva e os vereadores eleitos para a próxima legislatura", anuncia "a decisão de posicionar-se como oposição construtiva ao governo municipal".

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

"A escolha reflete o compromisso do partido com os mais de 140 mil votos recebidos no último domingo, votos de cidadãos que esperam uma administração mais justa, transparente e atenta às demandas reais da cidade. Ciente de sua responsabilidade, o PL reafirma sua disposição de defender, de maneira incansável, os interesses dos joseenses", conclui o comunicado.

Resistência.

A informação inicial, de que o partido havia orientado que os vereadores eleitos adotassem postura de "independência", havia sido repassada para o jornal por três dos cinco parlamentares que o PL terá na próxima legislatura.

Após a divulgação da nota pelo PL, a reportagem voltou a procurar os vereadores para tentar entender o desencontro de informações.

Sob a condição de anonimato, dois dos vereadores explicaram que parte da futura bancada teme assumir abertamente que adotará postura de oposição, pois acredita que isso será malvisto pela parcela do eleitorado que votou em Anderson. Por isso, embora o compromisso interno seja de fazer "oposição construtiva", foi deliberado que, publicamente, esses parlamentares poderão dizer que serão "independentes".

Oposição.

Também em reunião na manhã dessa terça-feira, a federação PSDB-Cidadania, que indicou o vice na chapa de Cury, José Mello (PSDB), definiu que os três vereadores eleitos para a próxima legislatura farão "oposição crítica" ao governo.

O presidente municipal da federação, José Dimas, afirmou que "o grupo tem como compromisso construir uma consciência política sólida, pautada na identificação das mais profundas necessidades do cidadão joseense, e transformá-la em projetos de mudança efetiva para o futuro de nossa cidade".

A federação reelegeu um vereador, Fernando Petiti (PSDB), e elegeu dois novos parlamentares para a próxima legislatura, Carlos Abranches (Cidadania) e Sidney Campos (PSDB).

Indefinição.

O vereador Renato Santiago (União), que foi reeleito, afirmou que aguardará uma orientação do partido para definir que posicionamento adotará com relação ao governo Anderson. "Não vou tomar nenhuma decisão por enquanto, vou conversar com meu partido primeiro para podermos decidir qual será nosso posicionamento".

O União Brasil, que terá apenas um vereador na próxima legislatura, é presidido em São José pelo deputado estadual Dr. Elton. Antes da eleição, com atuais três parlamentares, o partido fazia oposição ao governo Anderson.

No primeiro turno, Elton foi candidato a prefeito e ficou em terceiro lugar. No segundo turno, tanto Elton quanto Santiago apoiaram Cury.

Câmara na próxima legislatura.

Base governista

Oposição

Indefinido