10 de julho de 2025
Logo Header
SAÚDE

Tecnologia da Unicamp transforma urucum em remédio contra doenças

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Capa da Notícia
Inovação brasileira oferece nova esperança para problemas hepáticos e de sobrepeso

Uma inovação tecnológica desenvolvida pela Unicamp trouxe ao mercado o Colliv, um insumo feito a partir da semente do urucum, que reduz a gordura no fígado e auxilia no controle metabólico. Liderada pelo professor Mário Maróstica Júnior, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, a descoberta visa principalmente pessoas com obesidade ou sobrepeso, condições que aumentam o risco de doenças hepáticas.

A eficácia do Colliv em combater a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, representa um avanço no tratamento de problemas metabólicos. A tecnologia, patenteada e licenciada para a empresa Rubian Extratos, spin-off da Unicamp, utiliza um método sustentável de extração com fluido supercrítico, usando dióxido de carbono (CO?) como solvente, o que permite a obtenção de fitoquímicos do urucum de forma limpa e segura.

Além dos benefícios para o fígado, o Colliv ajuda a regular o colesterol e a prevenir a diabetes tipo II. De acordo com o professor Maróstica, o produto não apresenta toxicidade hepática e pode ser usado por pessoas com excesso de peso, mas a dosagem ideal deve ser orientada por um médico para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Essa inovação chega em um momento crucial, já que o excesso de peso afeta um número crescente de pessoas. Segundo a Federação Mundial da Obesidade, estima-se que mais de 4 bilhões de pessoas enfrentarão problemas de obesidade nos próximos 12 anos, e o Colliv pode contribuir para mitigar esse impacto, colocando ciência e tecnologia a serviço da saúde.