Um novo xadrez político emerge após o fim das eleições de 2024, com reis caídos e novas forças.
Se em 2020 o PSDB foi o grande vencedor das disputas na RMVale, com 15 das 39 prefeituras, agora os tucanos saíram com as mãos abanando, sem nenhuma vitória. Isso graças ao enfraquecimento da legenda, que por três décadas foi antagonista do PT, sigla que também passou em branco e tem diminuído anos após ano.
Com as vitórias de Anderson Farias (PSD), em São José dos Campos, e Sérgio Victor (Novo), em Taubaté, o novo xadrez político da região tem 17 cidades sob domínio do PL, presidido por Valdemar Costa Neto e legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e 10 sob gestão do PSD, de Gilberto Kassab, a personificação do Centrão.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Entre as maiores cidades conquistadas pelo PL, estão Jacareí, Pindamonhangaba e Ubatuba. O PSD vai governar municípios como Caraguatatuba, Guaratinguetá e Lorena. Juntas, as duas legendas venceram em 27 cidades da região.
O Republicanos é a terceira força com quatro cidades conquistadas, como Campos do Jordão e São Sebastião.
Os demais partidos que conquistaram prefeituras na região foram MDB (2 cidades), PP (2), Avante (1), Novo (1) e Podemos (1).
Depois de vencer em 15 cidades na eleição anterior, o PSDB não conseguiu eleger prefeito neste ano. Outra força política anterior, o PT continua sem nenhum mandatário eleito no Vale.