27 de dezembro de 2024
AUTOMÓVEIS

Fábrica da Caoa em Jacareí pode virar 1ª multimarcas chinesa

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Caoa Chery
A fábrica de Jacareí está parada desde 2022, quando a Caoa prometeu uma modernização

A fábrica da Caoa Chery em Jacareí, no Vale do Paraíba, pode ser transformada na primeira produção multimarcas chinesa no Brasil, com produção de veículos das montadoras Omoda Jaecoo, Chery e Changan.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A informação é da colunista Paula Gama, do UOL, e foi apurada junto a fontes ligadas às empresas. Ela foi dada inicialmente em live no Instagram pelo arquiteto Flávio Vasques, conhecido por projetar concessionárias para diversas montadoras.

A Caoa afirmou não possuir informações sobre essas discussões e que “a informação [da implantação da multimarcas] não procede”. Já a Omoda Jaecoo disse apenas que está ainda avaliando as possibilidades para implantação de sua fábrica no Brasil.

Inaugurada em 2014, a fábrica de Jacareí foi a primeira unidade da Chery fora da China. Desde 2017, após a joint venture com o Grupo Caoa, passou a integrar o portfólio da Caoa Chery. A fábrica operou até maio de 2022 e está fechada desde então.

Havia expectativa de que a unidade voltasse a operar em 2025 para produzir veículos elétricos, mas a medida não foi confirmada.

Recentemente, Omoda Jaecoo confirmou que está em negociações avançadas para utilizar a fábrica de Jacareí. Alex Wang, diretor das empresas no Brasil, chegou a dizer que as conversas com a Caoa estavam próximas de um desfecho positivo.

Além das marcas Omoda e Jaecoo, há especulações sobre a entrada da Changan no mercado brasileiro. A empresa é uma das maiores montadoras da China e tem demonstrado interesse em expandir sua presença internacionalmente.

Embora ainda não haja um plano concreto ou anúncio oficial sobre a instalação de uma fábrica ou operações específicas no Brasil, a movimentação das marcas subsidiárias pode abrir portas para uma futura operação.

A relação entre o Grupo Caoa e a Chery tem sido complexa. A empresa brasileira detém 51% das operações da Chery no Brasil desde 2018 e é responsável pela distribuição dos veículos produzidos sob a marca Caoa Chery. No entanto, a empresa chinesa tem buscado introduzir suas novas marcas no Brasil de forma independente.

A Caoa, contudo, já se manifestou anteriormente afirmando que “todas essas demais marcas [Omoda, Jaecoo e Exeed] só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela Caoa aqui no Brasil”. Isso sugere que a reativação da fábrica em Jacareí para produzir esses novos produtos ainda depende de um acordo formal entre as partes.

Se as negociações forem bem-sucedidas, a fábrica de Jacareí poderá se tornar um importante hub para as montadoras chinesas no Brasil, oferecendo uma gama diversificada de veículos sob diferentes marcas, como é comum na própria China.