Eduardo Cury, candidato do PL à prefeitura de São José dos Campos, registrou boletins de ocorrência na Polícia Federal e na Polícia Civil alegando ter sido alvo de um 'mega ataque de robôs' em seu perfil no Instagram. As ações, que ele definiu como "orquestradas", teriam sido deflagradas na noite deste sábado (19). De acordo com ele, o objetivo foi 'confundir o algoritmo' e limitar, desta maneira, a distribuição de seus conteúdos para os seus 'reais' seguidores.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Ex-prefeito entre 2005 e 2012, tentando agora o seu terceiro mandato, Cury postou um vídeo em suas redes sociais na noite deste sábado, denunciando o caso. De acordo com ele, a página recebeu mais de 10 mil novos 'seguidores falsos' (provenientes da Índia, Rússia e outros países), na tentativa de "derrubar" o perfil. Cury classificou o episódio como "muito grave".
"Eu quero compartilhar com vocês que as nossas redes estão sofrendo um mega ataque por robôs, só o nosso Instagram, nas últimas horas, recebeu mais de 8 mil falsos seguidores [o número já teria ultrapassado 12 mil], alguns da Índia, da Rússia, numa ação orquestrada para confundir o algoritmo, fazer com que as nossas mensagens não cheguem a vocês, nossos verdadeiros seguidores, e na sequência derrubar nossa própria conta", afirmou em
vídeo.
A campanha informou a reportagem que acionará a Justiça Eleitoral e que solicitou a investigação por parte das forças policiais.
"O segundo ato, durante o dia de hoje, uma pesquisa ligando por telefone para as pessoas perguntando em quem vai votar, só que se a pessoa opta e fala que vai votar no Cury, na sequência segue com uma série de ataques, inverdades sobre mim, uma ação ilegal e maldosa. Nosso advogado já estão acionando a Justiça Eleitoral e a polícia para fazer investigação e eu conto com vocês para compartilhar esse vídeo e blindar as pessoas de bem, eu quero dizer que política, campanha se faz primordialmente com o caráter", completou o candidato.
No primeiro turno, Cury obteve 25,96% dos votos válidos, contra 39,66% de Anderson Farias (PSD), atual prefeito de São José, que busca a reeleição.