17 de outubro de 2024
INFRATORES

Descarte irregular aumenta em Franca; fiscalização é reforçada

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Prefeitura de Franca
Lixo descartado irregularmente foi alvo da GCM, que identificou infratores

O número de descarte irregular de lixo aumentou em Franca nos últimos dias. A Prefeitura divulgou nessa quarta-feira, 16, que vem intensificando a fiscalização e autuando os infratores, através da Guarda Civil Municipal.

Foram registrados descarte de materiais diversos na praça Barão no Centro de Franca, próximo ao Centro Pop, na Vila Formosa, na avenida Presidente Vargas e às margens de algumas rodovias, entre elas a João Traficante, que liga Franca a Ibiraci (MG).

A Guarda Civil Municipal e a Vigilância Ambiental identificaram os infratores a partir de imagens. Eles informaram ter contratado um prestador de serviço, que também deve responder pelas práticas. Além das penalidades previstas em lei, os autores pela geração dos materiais descartados, incluindo couro, tecidos e similares, tiveram seus nomes encaminhados ao Ministério Público, onde deverão prestar esclarecimentos e responder por seus atos.

Com o aumento da demanda de infrações, a Vigilância Ambiental vem adotando as medidas cabíveis, previstas na legislação municipal. A multa aplicada, em cada uma destas infrações, aos proprietários das empresas identificadas é de R$ 2,5 mil e o mesmo ao dono do caminhão, prestador de serviços. O descarte irregular de materiais e lixo é considerado crime ambiental.

Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas à Guarda Civil pelos telefones 153, (16) 3724-1033 ou pelo aplicativo EcoFranca, que pode ser baixado através das lojas de aplicativos de celulares.