Já é definitivo.
Candidato à reeleição, o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), informou que não irá ao debate promovido pela TV Band Vale na noite desta quarta-feira (16), às 22h35.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
OVALE apurou que, em nota, o candidato do PSD justificou a sua ausência dizendo que foi ofendido no último debate, realizado pela TV Vanguarda, em 4 de outubro, quando foi chamado de "banana" e "esquizofrênico", entre outros termos. Anderson, ainda, afirma que estaria sendo alvo de uma "escalada de fake news". A possibilidade de Anderson faltar ao debate havia sido revelada por OVALE, nesta coluna.
Com a ausência de Anderson, a emissora deve usar o horário para fazer uma entrevista com Eduardo Cury (PL), adversário do candidato do PSD neste 2º turno. O púlpito de Anderson deve permanecer vazio.
"Infelizmente, no último debate eleitoral que participei em outra emissora, fui ofendido pelo meu atual adversário Eduardo Cury e por seu apoiador Dr. Elton, com termos como "banana, esquizofrênico, com mal de Alzheimer e demência", disse Anderson, em trecho da nota de sua campanha.
Ele destaca ainda que, em nome de uma "campanha propositiva e com foco na cidade", estará "nas ruas conversando com os joseenses" e apresentará as "propostas no programa eleitoral e nas redes sociais".
A decisão de Anderson faltar ao debate ganhou força ao longo do dia. Como a coluna adiantou, no último dia 9, Anderson vai adotar a estratégia de evitar embates diretos contra o seu rival neste segundo turno, após sair em vantagem no primeiro turno (teve 39,66% dos votos válidos, contra 25,96%, de Cury).
Na primeira reunião sobre o debate, realizada pela Band na semana passada, Sergio Francisco Theodoro, coordenador da campanha do PSD, foi quem representou a campanha do atual prefeito. O quadro pareceu mudar na última segunda-feira (14), quando a campanha chegou a confirmar presença de Anderson. Na tarde de hoje, pelo que OVALE apurou, a equipe do prefeito comunicou a emissora sobre a sua ausência no debate.
Em 21 de agosto, no debate da Band no primeiro turno, quem faltou foi Cury, que teve a presença de sua ausência representada por um púlpito vazio. À época, pelas pesquisas anteriores, o candidato do PL é quem liderava a corrida ao Paço e, ao não participar, mostrou a estratégia (equivocada) de evitar embates. Anderson erra ou acerta ao fugir do debate? Cury vai saber aproveitar esse episódio?
Quem perde, indiscutivelmente, é a democracia.
É lamentável que o atual prefeito, que pede ao eleitor mais quatro anos de governo, negue a esse mesmo eleitorado a oportunidade de ouvir propostas, comparar candidatos e refletir sobre a construção do voto. Fugir do debate é um passa-moleque na democracia.