01 de dezembro de 2024
OPINIÃO

Docência e Vida: sentidos de ser professor


| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação Unitau
Docência e Vida: sentidos de ser professor

Ser professor é uma experiência que transcende a simples transmissão de conhecimento. A docência é atividade multifacetada, que envolve mentoria, liderança, colaboração e a responsabilidade de transformar tanto os alunos quanto o próprio professor. A identidade da docência no ensino superior gira em torno da articulação entre teoria e prática, com ênfase na formação de docentes e profissionais como agentes de mudança no mundo.

Assim, o papel do professor vai sempre muito além do conteúdo disciplinar ou acadêmico. Ser docente significa, primeiramente, acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, incluindo compromisso ético com a educação, que abrange o ensino de conteúdos, preparação para a prática profissional, preocupação com o bem-estar e demandas pessoais. Os professores do Mestrado Profissional em Educação - UNITAU acreditam que esse olhar humanizado é fundamental para criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e de suporte contínuo.

A formação de professores na UNITAU – nas licenciaturas e nos mestrados - se caracteriza pela busca incessante de práticas pedagógicas inovadoras. Como professores, somos desafiados a integrar a teoria educacional às realidades do cotidiano das escolas, promovendo uma educação que tenha impacto direto na prática. Essas questões garantem um reconhecimento de nossa produção acadêmica, no Brasil e no exterior.

Assim, a formação profissional e o ensino universitário pode ser vista como um espaço de transformação, onde o professor guia os alunos a se desenvolverem e a superarem suas dificuldades.

Portanto, ser professor é um processo contínuo de transformação e aprendizado mútuo. O docente atua como mentor, inspirador e agente de mudança, sempre alinhado às necessidades educacionais da sociedade. Nossa missão vai além de ensinar; envolve preparar educadores capazes de aplicar o conhecimento acadêmico de forma crítica e inovadora, sempre com o compromisso de melhorar a qualidade da educação em todas as suas dimensões. É assim que entendemos a docência em nossas vidas e damos sentidos a ser professor todos os dias.

Autores do texto: 

Ana Maria Calil

César Augusto Eugênio

Cleusa Vieira da Costa

Cristovam da Silva Alves

Juliana Marconde Bussolotti

Kátia Celina da Silva Richetto

Luciana Magalhães

Maria Aparecida Campos Diniz

Patrícia Diana Edith Belford e Camargo Ortiz Monteiro

Suzana Lopes Salgado Ribeiro

Thiago Vasquez Molina