Estudantes denunciam problemas enfrentados nas unidades escolares da rede estadual de ensino em Franca, relacionados ao calor excessivo e à falta de infraestrutura básica, como bebedouros com água gelada e ventiladores em funcionamento adequado.
Na última sexta-feira, 27, alunos da Escola Estadual "Professora Helena Cury Tacca", localizada no Jardim Tropical, na região norte da cidade, foram os primeiros a reclamar da falta de ventiladores e do fornecimento de água quente.
Em seguida, surgiram diversas queixas de alunos da EE "Profª Maria Pia Silva Casto", localizada no Parque do Horto; EE "Adelmo Francisco da Silva", no Res. Oswaldo Maciel; EE "Otávio Martis de Souza", na Vila Chico Júlio; EE "Profª Stella da Matta Ambrósio", no Jardim Pulicano"; e EE "Profª Suely Machado da Silva", no Jardim Brasilândia.
Segundo os estudantes, eles tentam enfrentar o calor nas salas de aula sem ventilação adequada, e os bebedouros, quando presentes, estão quebrados ou fornecem água quente. “Já faz um mês que a água vem fervendo, e não temos como beber água mais gelada ou ao menos natural. Minha mãe me faz trazer uma garrafa congelada para durar o dia todo”, relata um aluno do 9º ano da EE "Otávio Martins de Souza".
Apesar do relato dos alunos, em nota, a Diretoria de Ensino de Franca informou que "em todas as escolas mencionadas há bebedouros refrigerados e abastecidos à disposição dos estudantes. Os ventiladores quebrados receberão manutenção ainda nesta semana".