27 de setembro de 2024
ECONOMIA

Supermercados do Vale faturam R$ 15,5 bilhões e projetam crescer

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Rede Máximo de Supermercados tem investido em novas lojas

O setor de supermercados no Vale do Paraíba continua em expansão, com um faturamento expressivo de R$ 15,5 bilhões em 2023, segundo dados apresentados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). O número foi revelado durante o APAS Experience, evento que reuniu mais de 800 participantes e 43 expositores na última quarta-feira (25), na Farma Conde Arena, em São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O mercado na região também se destaca pela geração de empregos. Ao longo do ano passado, os supermercados da regional Vale do Paraíba empregaram mais de 36 mil pessoas, representando 5,5% da força de trabalho do setor no Estado de São Paulo. O faturamento da região correspondeu a 5,2% do total estadual.

Segundo Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas, a expectativa é de um crescimento de 6,4% no setor supermercadista da região em 2024, superando a média estadual. "Esse aumento está relacionado à expansão da renda, além do desenvolvimento de outros setores, como o agronegócio e a indústria, que elevam a massa salarial e, consequentemente, o consumo", destacou Queiroz.

Expansão de unidades e novas vagas de emprego

O cenário de crescimento também é visível em São José dos Campos, a maior cidade da região. No bairro Jardim Aquarius, a concorrência entre supermercados é intensa, com cerca de 10 empreendimentos em um raio de pouco mais de cinco quilômetros. Essa movimentação acompanha a tendência de abertura de novas unidades em diversas localidades.

Um exemplo é a Rede Máximo de Supermercados, que está abrindo uma nova loja na avenida Cassiano Ricardo, no bairro Jardim Aquarius, onde funcionava uma unidade da rede Dia, que recentemente encerrou suas atividades no Brasil. A nova unidade do Máximo será inaugurada em novembro e está oferecendo 60 vagas de emprego para diversas áreas, reforçando a expansão do setor na região.