27 de setembro de 2024
BASQUETE

Carimbou a vaga! São José Basket vence o Pinheiros e vai à semi

Por Marcos Eduardo Carvalho | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Léo Lenzi/Agência NTZ
Renato Carbonari, do São José, em disputa de bola contra jogador do Pinheiros.

O São José Basket está na semifinal! Isso porque venceu o Pinheiros por 82 a 70 na noite desta terça-feira (24), no ginásio do Pinheiros, em São Paulo, no segundo jogo das quartas de final do Campeonato Paulista de Basquete.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Como o São José venceu o jogo de ida, na Farma Conde Arena, por 77 a 75, no último sábado (21), fecha a série melhor de três partidas em 2 a 0 e, agora, vai encarar o São Paulo, que eliminou o Bauru na outra série.

O primeiro jogo será em São José dos Campos e a data ainda vai ser confirmada pela Federação Paulista de Basquete, mas provavelmente será no domingo. Como tem melhor campanha, o São Paulo irá fazer dois jogos em casa.

Essa é a primeira vez que o time da região volta a uma semifinal de Paulista em nove anos. A última foi em 2015, quando foi campeão. Na oportunidade, o São José era comandado pelo técnico Chris Ahmed, que hoje é auxiliar do técnico Régis Marrelli.

Curiosamente, o último título de Marrelli pelo São José foi em 2012, contra o Pinheiros e no mesmo ginásio do jogo desta noite.

Nesta noite, o argentino Franco Vieta, do time joseense, foi o principal cestinha da partida, com 27 pontos.

O jogo

A partida começou equilibrada e os times trocavam pontos. No entanto, o São José começou a se sobressair e abriu oito pontos em determinado momento, obrigando o técnico adversário a parar a partida.

Depois, a vantagem chegou a ficar em 12 pontos a favor dos joseenses, que fecharam o primeiro período com nove de frente: 28 a 19.

Porém, no segundo quarto, o São José voltou completamente desligado, viu o Pinheiros fazer 9 a 0 no começou e ir buscar o empate em 29 a 29. Depois, o time da região chegou a abrir cinco pontos, novamente errou muito e o Pinheiros foi para o intervalo com vantagem de dois pontos: 37 a 35.

Etapa final

No segundo quarto, o time da casa chegou a abrir cinco pontos no início e o São José tentou reagir, mas começou a cometer uma sequência de erros que fez o Pinheiros abrir seis pontos de frente.

Porém, o que salvou o time da região foi a melhora no aproveitamento nas cestas de três pontos, que colocou a equipe joseense novamente em vantagem no período, especialmente com a boa atuação de Matheus Buiú no período. E fechou o terceiro quarto com vantagem de 65 a 56, nove pontos de frente.

No último período, o São José chegou a abrir 10 pontos, mas Leal fez uma falta antidesportiva e isso ajudou o Pinheiros a encostar de novo, descontando para quatro pontos.

E, quando faltavam quatro minutos para o final, o São José voltou a abrir dez pontos, novamente obrigando o treinador do Pinheiros a parar o jogo. Depois, foi só administrar e garantir o resultado.