Questionada pela campanha de Anderson Farias (PSD), que disputa a reeleição ao Paço Municipal de São José dos Campos, a tendência apontada pela pesquisa Ipec foi confirmada nesta sexta-feira (20), três dias depois de ter sido divulgada pela TV Vanguarda, com a publicação de um novo levantamento, desta vez realizado pela Real Time Big Data e noticiado pela TV Record.
Os novos números, em resumo, indicam a liderança isolada de Eduardo Cury (PL), ex-prefeito e ex-deputado federal que tenta o seu terceiro mandato à frente do Executivo joseense, e mostram um empate técnico na segunda colocação, entre Dr. Elton (União) e Anderson. O que diz a nova pesquisa? Vamos ao cenário estimulado -- quando o entrevistado recebe a relação com o nome dos candidatos.
Com 36%, Cury lidera de forma isolada, segundo o levantamento da Real Time Big Data. Na sequência, com 20%, estão empatados Anderson e Dr. Elton. Na sequência, aparecem Wagner Balieiro (PT) com 13%, Toninho Ferreira (PSTU) e Prof Wilson Cabral (PDT) com 1%. Nulos são 6% e não sabem ou não responderam somam 5%.
A pesquisa ouviu 800 eleitores em São José, entre os dias 17 e 18 de setembro. O nível de confiança é de 95% - a margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo n° SP-08647/2024.
Os números são próximos aos assinalados na pesquisa do Ipec, que mostrava Cury à frente com 33% (são 33% na pesquisa da Real Time Big Data), com Dr. Elton com 22% e Anderson com 20%, empatados tecnicamente (no levantamento desta sexta, ambos têm 20%), com Balieiro na sequência, com 11% (na Real Time Big Data são 13%), além de Toninho com 2% (na nova pesquisa, ele tem 1%) e Cabral com 1% (como no novo levantamento).
A pesquisa do Ipec ouviu 800 eleitores em São José, entre os dias 14 e 16 de setembro. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo Nº SP-00561/2024.
Na noite de terça, após a divulgação dos números do Ipec, a campanha de Anderson enviou nota à imprensa manifestando "dúvida em relação ao resultado divulgado pelo IPEC/TV Vanguarda" e afirmando que a coligação iria à Justiça para ter o acesso aos dados detalhados do levantamento.
"A Coligação São José do Jeito Certo, formada pelos partidos MDB, Podemos, PP, PRD, PSD, Republicanos e Solidariedade manifesta a sua dúvida em relação ao resultado divulgado pelo IPEC/TV Vanguarda, porque as pesquisas internas da coligação são completamente diferentes deste dado apresentado. Cumpre destacar que a grupo Globo não contrata mais o IPEC em suas emissoras próprias, apenas os institutos Quaest e DataFolha, procedimento diferente do adotado pela Rede Vanguarda. A coligação já está pedindo na Justiça todo o detalhamento da pesquisa, para esclarecimento dos fatos", diz a nota da coligação.
O resultado da Real Time Big Data, diante do questionamento da coligação, era aguardado como uma espécie de 'tira-teima' do Ipec. Nesta campanha, a campanha de Anderson já havia questionado um levantamento da TV Band Vale, do Instituto Paraná Pesquisas. OVALE já realizou duas pesquisas sobre o cenário em São José.
Os números do Ipec e da Real Time Big Data são semelhantes também quando se referem ao cenário espontâneo -- quando o entrevistado responde espontaneamente, sem receber a relação de quais são os candidatos. Na pesquisa divulgada pela TV Record, nesta sexta, Cury tem 19% (no Ipec, tem 16%), Elton e Anderson têm 10% (no Ipec, Elton tem 16%; Anderson tem 12%), com 2% para Balieiro (no Ipec, são 5%).