Revolução de milhões.
A transformação digital de OVALE, veículo de comunicação líder na RMVale, é literalmente uma revolução de milhões. Seis meses após converter-se em um jornal 100% digital, OVALE já ampliou em mais de 173% a audiência em seu site, além de ter alcançado a liderança no número de usuários únicos da Sampi, a maior rede de portais de notícias do interior de São Paulo.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Com aumento de 50% na produção editorial, OVALE produz hoje aproximadamente 1.200 reportagens por mês, e já atingiu 20 milhões de impressões nas redes sociais em apenas um único mês.
Referência gráfica e editorial, OVALE ampliou em 173,57% a audiência em apenas seis meses, desde o início de sua revolução digital. Os dados são do Google Analytics. A audiência de OVALE subiu de 791.913, em fevereiro, quando deu início à revolução digital, para 2.166.446 visualizações em agosto. E não foi só: OVALE ampliou em 193,35% o número de sessões, passando de 472.451 para 1.385.923, na comparação entre fevereiro e agosto.
Redobrando a aposta em jornalismo de qualidade, democratizando o acesso à informação, OVALE registrou aumento de 125,28% no número de usuários únicos em apenas seis meses, passando de 269.465 para 607.055, na comparação entre fevereiro e agosto.
"Exercendo um jornalismo, essencialmente, independente, apartidário, crítico e plural, OVALE é hoje o Everest das audiências digitais em toda a RMVale, superando a soma da audiência dos demais veículos líderes regionais", afirmou o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno. "Desde 24.02.2024, quando OVALE deflagrou a sua revolução digital, em detrimento do suporte em papel, ele catapultou a sua audiência, batendo o recorde histórico em agosto de mais de 2,16 milhões de visualizações e atingindo 607 mil usuários únicos", reforçou Salerno.
À luz da verdade, cumprindo o papel do jornal, em todas as plataformas, OVALE consolida-se como um veículo de comunicação 100% digital, democratizando o acesso à informação de qualidade, antídoto contra a desinformação, e mantendo-se 100% livre e 100% independente, com o exercício diário de um jornalismo crítico, plural, disruptivo e apartidário, princípio inegociável, basilar no fortalecimento do tecido democrático.
Diante das ondas tsunâmicas de fake news, classificadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma ameaça global à democracia, OVALE, tal qual um farol que conduz o leitor a um porto seguro de credibilidade, responde com mais, mais e mais jornalismo. Com isso, OVALE nunca foi tão lido, curtido, compartilhado e assistido em sua história.
"O processo de produção da redação passou a focar no digital first, consubstanciado na construção de uma cultura abarcante de inserção e engajamento do leitor, revalorizando o nosso inventário, criando novas oportunidades de negócios e abrindo-se, disruptivamente, para branded content", afirmou Salerno.
Se as antigas edições impressas eram entregues a 10 mil assinantes, o conteúdo de OVALE é consumido por aproximadamente 607 mil usuários -- 60 vezes mais. A título de comparação, o norte-americano The New York Times tem 14 vezes mais leitores no digital, comparado ao papel.
A ampliação da audiência no site foi acompanhada por um crescimento superior a 50% também nas redes sociais, onde OVALE é líder de alcance e engajamento. Líder na produção de jornalismo de qualidade na RMVale, o jornal consolida-se como caixa de ressonância do que é notícia na região, sendo palco de debates e dando voz à sociedade. São mais de 400 mil seguidores.
Com a migração de 100% do conteúdo para as plataformas digitais, com acesso livre, OVALE democratizou o acesso à informação jornalística de qualidade em todo o Vale. É o melhor do jornalismo regional à distância de um clique.
“O jornalismo profissional e a imprensa livre são fundamentais para retratar a evolução e o crescimento econômico e social do interior paulista. Aos leitores de OVALE, deixo os meus agradecimentos e a certeza que o governo de São Paulo vai atuar sempre ao lado dos municípios para promover diálogo, dignidade e desenvolvimento”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ao converter-se em uma catedral jornalística 100% digital, em letras garrafais de manchete de jornal, OVALE deflagrou uma revolução na forma, no conteúdo e na alfaiataria da notícia, com uma redação mais próxima ao dia a dia do leitor, em um conceito de produção 24 horas, ampliando a temperatura do noticiário, sem abrir mão do material editorialmente mais aprofundado, analítico e investigativo.
"A revolução digital de OVALE, hoje 100% digital, reforça o papel do jornal, aumenta a intensidade do feixe de luz deste farol de luz contínua e inexorável. Hoje, o jornalismo de OVALE está mais próximo do leitor, sem abrir mão do conteúdo premium, vibrando 24 horas por dia e sete dias por semana, tendo como bússola a busca pertinaz e destemida pela verdade", declarou o editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi.
Conectada ao futuro, a revolução digital de OVALE é fruto de um processo de estudos iniciado ainda no período da pandemia de Covid-19, com análises profundas sobre as mudanças no perfil do leitor, a velocidade da informação e o potencial colossal do jornal no ambiente digital. Agora 100% digital, OVALE converteu-se em uma máquina de jornalismo que não cessa.