As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus atraíram uma multidão de fiéis ao Santuário Diocesano de Santa Teresinha, em Taubaté, nesta quinta-feira (12).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Organizada pela OCD (Ordem dos Carmelitas Descalços), a urna contendo relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha está em peregrinação pelo Vale do Paraíba nesta semana, depois de passar por Carmelos de todo o Brasil desde fevereiro deste ano.
A urna com as relíquias chegou nesta tarde a Taubaté depois de passar por Tremembé, Cachoeira Paulista e Aparecida. Protegido por uma redona de vidro, o artefato chegou ao templo em carro aberto, em uma carreata de devotos, que lotaram as dependências da igreja. Os sinos do templo soaram para recepcionar as relíquias.
Fêmur e ossos do pé da santa foram trazidos da Basílica de Santa Teresa, em Lisieux, na França, para percorrer o Brasil até 1º de outubro, no dia da santa, quando as relíquias serão expostas em São Paulo, a última etapa da peregrinação.
Em Taubaté, as relíquias ficarão até sexta-feira (13). Elas foram recebidas pelo Carmelo de Tremembé. As irmãs carmelitas cederam um tempo para que as relíquias fossem expostas e veneradas no Santuário de Santa Teresinha, em Taubaté, que ficou lotado nesta quinta-feira de devotos da santa.
Na sexta, a programação prevê missa (7h, 10h30, 15h e 19h30), via crucis (9h e 14h) e mais Ângelus cantado (12h) e vésperas solenes (17h), com encerramento às 19h30.
Essa visita marca, no Santuário de Taubaté, o início das comemorações pelo centenário da canonização de Santa Teresinha, chamada de "a santa da confiança" pelo papa Francisco.
Antes de Taubaté, a peregrinação ocorreu em igrejas de Aparecida, sempre com missas e celebrações de devoção, como no Carmelo Santa Teresinha, no Seminário Missionário Bom Jesus e no Santuário Nacional.
No dia 9 de setembro, as relíquias passaram pelo Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Guaratinguetá, e depois foram até a comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no dia 10.
Esta é a quarta vez que a urna com as relíquias de Santa Teresinha visita o Brasil. Neste ano, o artefato passará por cerca de 70 cidades brasileiras até o dia 1º de outubro.
A visita marca dois jubileus da santa: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em janeiro de 2023, e a celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025.