24 de dezembro de 2025
DEVOÇÃO

Relíquias de Santa Teresinha atraem multidão a igreja de Taubaté

Por Da redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Urna com as relíquias em Taubaté

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus atraíram uma multidão de fiéis ao Santuário Diocesano de Santa Teresinha, em Taubaté, nesta quinta-feira (12).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Organizada pela OCD (Ordem dos Carmelitas Descalços), a urna contendo relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha está em peregrinação pelo Vale do Paraíba nesta semana, depois de passar por Carmelos de todo o Brasil desde fevereiro deste ano.

A urna com as relíquias chegou nesta tarde a Taubaté depois de passar por Tremembé, Cachoeira Paulista e Aparecida. Protegido por uma redona de vidro, o artefato chegou ao templo em carro aberto, em uma carreata de devotos, que lotaram as dependências da igreja. Os sinos do templo soaram para recepcionar as relíquias.

Fêmur e ossos do pé da santa foram trazidos da Basílica de Santa Teresa, em Lisieux, na França, para percorrer o Brasil até 1º de outubro, no dia da santa, quando as relíquias serão expostas em São Paulo, a última etapa da peregrinação.

Em Taubaté, as relíquias ficarão até sexta-feira (13). Elas foram recebidas pelo Carmelo de Tremembé. As irmãs carmelitas cederam um tempo para que as relíquias fossem expostas e veneradas no Santuário de Santa Teresinha, em Taubaté, que ficou lotado nesta quinta-feira de devotos da santa.

Na sexta, a programação prevê missa (7h, 10h30, 15h e 19h30), via crucis (9h e 14h) e mais Ângelus cantado (12h) e vésperas solenes (17h), com encerramento às 19h30.

Essa visita marca, no Santuário de Taubaté, o início das comemorações pelo centenário da canonização de Santa Teresinha, chamada de "a santa da confiança" pelo papa Francisco.

Antes de Taubaté, a peregrinação ocorreu em igrejas de Aparecida, sempre com missas e celebrações de devoção, como no Carmelo Santa Teresinha, no Seminário Missionário Bom Jesus e no Santuário Nacional.

No dia 9 de setembro, as relíquias passaram pelo Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em  Guaratinguetá, e depois foram até a comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no dia 10.

Peregrinação.

Esta é a quarta vez que a urna com as relíquias de Santa Teresinha visita o Brasil. Neste ano, o artefato passará por cerca de 70 cidades brasileiras até o dia 1º de outubro.

A visita marca dois jubileus da santa: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em janeiro de 2023, e a celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025.