26 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Flávio Paradella: Duas pesquisas para agitar campanhas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação/PMC

Uma quinta-feira marcada pela divulgação de pesquisas. A pesquisa do jornal Correio Popular, enfim, foi publicada após liberação da Justiça, que acolheu o entendimento do Ministério Público Eleitoral, não encontrando irregularidades e, assim, derrubou a liminar que proibia a veiculação do levantamento.

A campanha do candidato Rafa Zimbaldi (Cidadania) conseguiu uma liminar no último final de semana ao apontar suposta inconsistência na base de dados usada pelo instituto para realizar a aferição. Com isso, a publicação dos números foi proibida, e o jornal campineiro estampou no domingo uma capa com a palavra: "Censura!".

Com a liminar derrubada, na edição desta quinta-feira, a pesquisa do instituto Olhar Público Pesquisas, encomendada pelo jornal, foi veiculada, colocando o atual prefeito Dário Saadi (Republicanos) em primeiro lugar na intenção de votos estimulada. A novidade é que o índice era (eu explico o "era" na sequência) o maior até aqui, com o candidato à reeleição com 42,7%.

Na segunda posição, aparece Rafa Zimbaldi (Cidadania), que, de acordo com o levantamento, tem 15,5%. Logo atrás está o candidato do PT, Pedro Tourinho, com 12,5%. Como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, Rafa e Tourinho estão tecnicamente empatados.

O instituto mostrou uma evolução na intenção de votos para Wilson Matos (Novo), que atingiu 6,3%. Assim, pela margem de erro, Tourinho e Matos também estão em empate técnico. Angelina Dias (PCO) fecha a pesquisa com 1,5% da preferência dos eleitores consultados. Votos brancos e nulos somaram 9,7%, e indecisos, 11,8%.

A pesquisa Olhar Público Pesquisas, contratada pelo jornal Correio Popular, ouviu 600 pessoas com 16 anos ou mais, de maneira presencial, entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número SP-02758/2024.

Porém, a pesquisa do Correio não foi a única do dia. O instituto Vox, contratado pelo jornal A Comarca, também divulgou seu levantamento nesta quinta-feira, 12.

Neste levantamento, o prefeito Dário Saadi aparece numericamente um pouco mais à frente, com 44,4% das intenções de voto. A grande diferença no cenário da Vox é que, pela primeira vez em uma pesquisa, o petista Pedro Tourinho aparece na segunda posição, com 17,7%. Rafa Zimbaldi tem 13,8%. Os dois estão tecnicamente empatados, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, mas numericamente o candidato do PT está à frente de Zimbaldi nesta pesquisa.

Outra diferença na Vox é a performance de Wilson Matos. Neste levantamento, o candidato do Novo tem 1,5% das intenções de voto e é seguido de perto por Angelina Dias, do PCO, com 1,2%.

Brancos e nulos somaram 10,3% das respostas; indecisos foram 11,1%.

O instituto Vox ouviu 1.100 eleitores de Campinas entre os dias 8 e 10 de setembro. Com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, a pesquisa tem 95% de confiança. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é SP-09246/2024.

O cerco ao nome Poupatempo

A Prodesp, órgão do Governo do Estado, acionou a Justiça para que Rafa Zimbaldi pare de usar a nomenclatura "Poupatempo" na sua campanha eleitoral.

O candidato a prefeito de Campinas tem como uma das principais bandeiras a criação de uma unidade que reúna, em um só local, várias especialidades e exames de saúde, e a tem chamado, como já faz a cidade de Santo André, de "Poupatempo da Saúde".

Porém, a empresa pública responsável pela administração do Poupatempo “real” alega que a nomenclatura está sendo usada de maneira indevida e que a marca é exclusiva da Prodesp.

A ofensiva contra Zimbaldi veio no mesmo balaio que tinha como alvo primário, na verdade, Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo. Boulos declarou recentemente que tem a intenção de criar o “Poupatempo da Saúde” na capital paulista.

Chama a atenção que Santo André tem sua unidade inaugurada desde abril e segue, ao menos até agora, com o nome Poupatempo.

O pessoal da Prodesp e do governo Tarcísio de Freitas deve estar com tempo para desperdiçar com isso.

Alexandre Padilha aqui (de novo)

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, é esperado mais uma vez em Campinas para participar de um ato de apoio à candidatura de Pedro Tourinho. O ministro do governo Lula estará presente em um Encontro de Militantes da Saúde, nesta quinta-feira, às 19h30, como parte da agenda da campanha de Tourinho.