A empresa americana HPE-Cray venceu a licitação e vai fornecer o novo supercomputador ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O valor da aquisição ficou em R$ 25 milhões.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A expectativa é que o instituto desembolse R$ 200 milhões em todo o projeto, que inclui a construção de uma usina de energia solar para tornar o equipamento o primeiro supercomputador sustentável do mundo, além de melhorias que devem ser aprimoradas na máquina.
O equipamento será instalado no Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe, em Cachoeira Paulista.
O Inpe informou que a aquisição do novo supercomputador é considerada "fundamental" para aprimorar os serviços já realizados.
O novo supercomputador também permitirá atualizar as capacidades do Inpe para a geração de cenários de mudanças climáticas, utilizados nas Comunicações Nacionais do Brasil à Convenção do Clima.
"A aquisição do supercomputador é considerada condição fundamental para o aprimoramento dos modelos numéricos, produtos meteorológicos e climáticos atuais, além do desenvolvimento de novos produtos que permitam simulações mais precisas, centrais para as previsões de tempo, clima e ambientais e para o estudo da mudança do clima", informou o Inpe.