23 de dezembro de 2025
MAPA DO CRIME

SJC: Centro, Satélite e Bosque dos Eucaliptos lideram em roubos

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

O Centro e os bairros Jardim Satélite e Bosque dos Eucaliptos, ambos na região sul, lideram as estatísticas de roubo em São José dos Campos, segundo os dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O mapa do crime mostra os locais de maior incidência de roubos na cidade, que registra 630 crimes entre janeiro e julho de 2024, sendo 559 roubos em geral e 71 roubos de veículos.

Em São José, o Centro tem 46 ocorrências de roubo e lidera em número absoluto na cidade, sendo dois registros de roubo a veículo e os demais a pessoas.

Nessa região, a avenida João Guilhermino é a que tem mais roubos neste ano, com seis ocorrências, seguida da praça Afonso Pena (4) e da avenida Nelson D’Ávila (3).

No Jardim Satélite, a SSP aponta o registro de 32 roubos, sendo três de veículos e dois a estabelecimentos, e o restante a pessoas. As avenidas Andrômeda (5), Cidade Jardim (4) e Perseu (4) estão na liderança dos crimes.

Também na região sul, o Bosque dos Eucaliptos acumula 24 crimes de roubo em 2024, com a avenida Cidade Jardim liderando com cinco registros.

A Avenida Salinas e as ruas Espinosa e Lamartine Maia da Silva Torres empatam na segunda colocação, com duas ocorrências cada.

Além desses três bairros, São José ainda tem cinco localidades com número alto de roubos neste ano: Morumbi (20), Santa Inês (19), Parque Industrial (18), Campos dos Alemães (13) e Jardim das Indústrias (10).

Seguro de veículo.

Diógenes Carvalho, diretor da Netinho Seguros, disse que os números de roubos têm impacto na precificação dos seguros, especialmente em cidades como São José dos Campos. A diferença pode chegar até a 50%.

“Em cidades grandes isso tem grande impacto. A diferença de rua, mesmo dentro do bairro, pode ser às vezes de até 50% no seguro do veículo. Isso porque as seguradoras têm a divisão por CEP e análise por rua”, afirmou o especialista.

Segundo Carvalho, a maior influência no preço do seguro é no endereço em que o carro pernoita. “Se trabalha no centro e mora numa local com maior roubo e furto, o preço do seguro vai ficar mais caro por causa do local onde o veículo passa a noite”.

Ou seja, assim como o modelo do carro impacta no preço do seguro, que é mais caro entre os mais vendidos e visados pelos ladrões, o endereço da moradia tem grande influência nessa precificação.

“Hoje há muitas alternativas e opções para precificar, e uma delas é o CEP de pernoite, além do uso do carro, local de trabalho e moradia e o modelo do veículo. Os carros mais vendidos são os mais roubados, e o seguro é mais caro”, afirmou.