29 de novembro de 2024
ELEIÇÕES

Horário eleitoral em São José começa com apresentações e críticas

Por Julio Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Claudio Vieira/PMSJC
Corrida ao Paço Municipal opõe seis candidatos

O primeiro dia do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV em São José dos Campos foi marcado pela apresentação dos candidatos à Prefeitura e também por críticas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Primeiro a aparecer, Wagner Balieiro (PT) foi apresentado como "o candidato do Lula a prefeito de São José" e falou sobre a trajetória como vereador e secretário de Transportes. "Fui vereador por quatro mandatos e secretário municipal de nossa cidade, e responsável pela criação do bilhete único". O petista também fez críticas à atual gestão. "São José é uma cidade maravilhosa, de oportunidades e de um povo acolhedor. Mas precisamos garantir que essa cidade seja boa para todos. Muita gente ainda enfrenta dificuldades com transporte coletivo, filas na saúde e falta de remédios".

Prof Wilson Cabral (PDT) afirmou que usará o horário eleitoral para apresentar "uma série de propostas que envolvem inovação e sustentabilidade, para uma transformação nessa cidade. Para a felicidade, para o bem viver da população. São José pode ser uma referência para o mundo".

Anderson Farias (PSD) foi apresentado como "o prefeito do transporte" e, ao lado do ex-prefeito e atual vice-governador Felicio Ramuth (PSD), falou sobre a Linha Verde. "Agora nós vamos prolongar. Segunda fase até o PIT, até o Parque de Inovação Tecnológica". Abordou também a integração do sistema com bicicletas. "São 52 estações nessa primeira fase, nós temos 1.200 bicicletas. 1.000 bicicletas irão fazer integração com o sistema do transporte público". E falou que a cidade terá um "novo transporte público". "Fazendo toda a troca da nossa frota, uma frota 100% elétrica", explicou.

O material de Eduardo Cury (PL) falou sobre a origem do candidato e a trajetória como prefeito e deputado federal. O locutor citou que, como prefeito, Cury decidiu "manter o que havia sido feito pelo prefeito Emanuel Fernandes e continuar evoluindo a cidade", listando obras como a Via Norte, a Via Oeste e o Parque Tecnológico. A crítica ao atual governo também foi feita pelo locutor. "Emanuel e Cury colocaram São José no caminho certo, mas os tempos mudaram. E agora nossa cidade enfrenta novas dificuldades. Hoje em dia o atual prefeito criou grandes problemas em diversas áreas, como segurança, usuários de drogas nas ruas, transporte, saúde e dívidas". O material ainda mostrou Emanuel Fernandes, disse que "Cury está no partido de Bolsonaro" e que "conta com o apoio e a amizade do governador Tarcísio de Freitas". "É hora de arrumar o presente, mas já pensando no futuro", finalizou Cury.

Dr. Elton (União) foi apresentado como o "prefeito que vai governar ouvindo toda a gente". O material citou a atuação do candidato como vereador, deputado estadual e médico. Sem citar o atual prefeito, Elton fez críticas ao governo. "Precisamos ter uma visão de futuro. Não é justo que a São José que a gente tanto ama não tenha projeto de crescimento, um plano que impeça que os problemas de hoje continuem crescendo e ficando mais graves. Seja o problema das pessoas em situação de rua, sejam os problemas de trânsito ou mesmo a quantidade de obras desnecessárias feitas sem ouvir a população" - nesse último momento, a imagem mostrava a ponte estaiada.

O candidato Toninho Ferreira (PSTU) não terá direito à propaganda gratuita, já que o partido dele não elegeu o mínimo de deputados federais estabelecido pela lei eleitoral.