30 de agosto de 2024
ROTA DO VINHO

Vinícolas da Serra da Mantiqueira entram na Rota dos Vinhos de SP

Por Cíntia Caires | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução / Instagram
Vinícola Santa Maria em São Bento do Sapucaí

O Governo de SP anunciou nesta quarta-feira (28) o lançamento do programa Rota dos Vinhos de São Paulo. Vinícolas de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí na Serra Mantiqueira fazem parte do programa que tem como objetivo transformar a cadeia produtiva de vinho em todo o estado por meio do enoturismo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Ao todo, cinco rotas foram traçadas para convidar os visitantes a conhecer os sabores e as belezas da cultura vinífera do estado. São elas, Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região); Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região) e Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região), que envolvem 55 vinícolas.

O programa Rotas do Vinho de São Paulo abre oportunidades para novos negócios também para municípios localizados num raio de até 50 quilômetros das áreas produtoras, que acabam beneficiados a partir do empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho.

A expectativa é que o movimento econômico gerado pelas rotas possa fomentar empreendimentos como hospedagens, restaurantes e outros tipos de comércios e serviços, além de atrair mais empresas relacionadas ao segmento, visando gerar renda, emprego e crescimento no estado. Hoje, São Paulo representa mais de 11% dos empregos do Brasil na área de fabricação de vinhos. A expectativa é que as Rotas do Vinho aumentem essa geração de trabalho no estado.

Todas as informações sobre as rotas e os destinos para os turistas que querem conhecer e vivenciar o melhor da cultura vitivinícola do estado estão disponíveis na página https://rotasdovinho.sp.gov.br