26 de agosto de 2024
CRIMES EM SÉRIE

VEJA: Vídeo mostra ladrão em 'dia de fúria' nas ruas do Vale

Por Jesse Nascimento | Pindamonhangaba
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
PM negocia com criminoso que mantém idosa refém

Um dia de fúria.
Após uma série de crimes, um homem foi preso por tentativa de homicídio, tentativa de roubo, sequestro e cárcere privado, além de resistência à prisão no Vale do Paraíba, em uma sequência de violência que terminou com um policial militar e uma refém feridos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Na tarde deste sábado (24) um homem de 40 anos foi preso em Pindamonhangaba após roubar três comércios, manter uma idosa de 79 anos refém, com uma faca no pescoço, e desafiar a polícia, que conseguiu salvar a vítima, desarmar o criminoso e detê-lo. 

A ocorrência teve início quando o suspeito desferiu uma facada nas costas de um segurança, de 40 anos, do supermercado Pão de Açúcar.

A PM foi acionada e, enquanto se dirigia ao local, recebeu informações de que o autor do crime havia fugido em direção a um posto de combustível nas proximidades do supermercado. No entanto, ao chegar ao posto, o suspeito não foi localizado.

Imagens de câmeras de monitoramento do CSI (Centro de Segurança Integrada) indicaram que o criminoso havia se dirigido ao Pronto-Socorro Municipal de Pinda. Policiais realizaram diligências nas proximidades do hospital, mas novamente não obtiveram sucesso na captura do autor. Posteriormente, a polícia recebeu a informação de que o criminoso, ainda armado com a faca, estava no supermercado Shibata. Várias viaturas foram ao local e cercaram o estabelecimento com o intuito de prendê-lo.

Refém.

Ao perceber a presença da polícia, o criminoso fez uma idosa, de 79 anos, como refém, colocando a faca em seu pescoço e fazendo exigências. Policiais iniciaram uma negociação com o objetivo de libertar a vítima. Durante as tratativas, o bandido afastou a faca alguns centímetros do pescoço da vítima, momento em que os policiais agiram para desarmá-lo. Um policial militar conseguiu segurar a faca, mas sofreu uma lesão na mão devido à ação do criminoso.

A idosa também também sofreu uma pequena lesão no pescoço causada pela faca. A vítima foi socorrida e levada ao Pronto-Socorro. Devido a um quadro de hipertensão arterial, ela permaneceu internada em observação médica. Não há informação atualizadas se ela recebeu alta.

Enquanto estava no supermercado Shibata, a polícia foi informada por um proprietário de um bar, que o bandido, durante a fuga do Pão de Açúcar ao Shibata, havia tentado roubar um maços de cigarros de seu estabelecimento. Segundo o comerciante, de 57 anos, o criminoso encostou a faca em seu peito e exigiu o cigarro. Ao tentar se defender, ele segurou a faca, o que resultou em uma lesão na sua mão, mas o ladrão fugiu sem levar o maço de cigarros.

Prisão.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito. As vítimas foram socorridas ao Pronto Socorro e liberadas após atendimento médico. A faca utilizada nos crimes foi apreendida pela polícia.

Além destes crimes, foi constatado que, no início da tarde do mesmo dia, o suspeito havia sido conduzido ao plantão policial de Pindamonhangaba após consumir produtos no supermercado Tenda e desacatar policiais militares. Na ocasião, o suspeito tentou agredir os policiais com uma faca, resultando na lavratura do boletim de ocorrência pela prática dos crimes de desacato, resistência e outras fraudes. O suspeito foi liberado após esse incidente.

Na delegacia, após a segunda detenção do dia, a autoridade policial, após examinar as versões apresentadas e as provas coletadas, determinou a prisão em flagrante do suspeito. Ele responderá pelos crimes de tentativa de homicídio (art. 121, Código Penal), tentativa de roubo (art. 157, Código Penal, § 2º, VII – com emprego de arma branca), sequestro e cárcere privado (art. 148, Código Penal) e resistência (art. 329, Código Penal).