25 de agosto de 2024
FRIO E GEADA

Queda brusca nas temperaturas traz chuva e frio para o Vale

Por Cíntia Caires | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / Internet
Queda nas temperaturas atinge Vale do Paraíba e região

Após um calor intenso em pleno inverno, mais uma frente fria chega a todo o Estado de SP , inclusive ao Vale do Paraíba e região derrubando bruscamente as temperaturas. Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, as mínimas podem chegar a 2°C.

Já em São José dos Campos e Taubaté, as mínimas para o domingo são de 6°C e 8°C, respectivamente. Nem mesmo o Litoral Norte deve escapar da frente fria. Em Caraguatatuba e Ubatuba, a mínima deve ser de 8°C no domingo. As máximas não passam dos 20°C.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Neste sábado (24), pôde ser percebido rajadas fortes de ventos e também chuva em alguns locais.  O domingo (25) deve ser nublado e chuvoso em grande parte das cidades da região.

A mudança radical no tempo é devido a uma frente fria que vem da Argentina, passou pela região Sul do país provocando consequências em nossa região. A previsão, no entanto, é que o frio não seja tão intenso quanto o registrado no início do mês.

Na Capital Paulista, a mínima pode chegar a 7°C e diante deste cenário a Defesa Civil instalou o Abrigo Solidário, ação emergencial que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e também os pets de rua e conta com uma estrutura completa que deve acolher até 100 pessoas por noite. O abrigo foi montado na Estação Pedro II do Metrô, no Centro de São Paulo.

Serão fornecidos colchões, cobertores e refeições gratuitas, incluindo jantar e café da manhã, oferecidos pelo Programa Bom Prato Móvel, além de banheiros químicos.

Orientações da Defesa Civil.

A Defesa Civil alerta que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos. A baixa umidade do ar também contribui para o aumento de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.

Para minimizar os riscos, a Defesa Civil recomenda que toda a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.

O uso de aquecedores deve ser utilizado com cuidado, evitando deixa-lo ligado a noite toda. Jamais improvise aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar. Esta prática pode ocasionar um incêndio.