23 de agosto de 2024
EXONERAÇÃO

Estado demite policiais do Vale condenados por união com tráfico

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

O governo de São Paulo demitiu dois policiais civis do Vale do Paraíba condenados por envolvimento com o tráfico de drogas em São José dos Campos. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de quinta-feira (22).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O carcereiro Wander Rodrigo Vilhena Pinto e o ex-carcereiro João Henrique Pinheiro da Silva foram desligados da corporação em decisão assinada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Também foi cassada a aposentadoria do carcereiro Alberto Alves Filho.

A demissão ocorre quase cinco anos após a condenação em primeira instância, que determinou a perda do cargo público. A condenação foi confirmada em acórdão do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), em apelação criminal.

Tráfico.

Os policiais foram condenados, em 2019, por envolvimento com o tráfico de drogas na zona sul de São José. Eles faziam parte de grupo de 30 policiais civis investigados por suspeita de agirem com criminosos.

O Ministério Público apontou que os policiais teriam usado o conhecimento da contabilidade do tráfico para extorquir criminosos. Em troca, eles teriam recebido propina para não combater os traficantes

Wander foi condenado a sete anos e nove meses de prisão e João Henrique a sete anos e quatro meses, ambos em regime semiaberto, além da perda do cargo público.

A reportagem procurou e não localizou a defesa dos policiais nesta sexta-feira (23). O espaço segue aberto para a manifestação dos advogados.

Em posicionamento anterior, Wander, João Henrique e Alberto negaram os crimes e disseram que as acusações não teriam sido comprovadas.