26 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Flávio Paradella: Rafa registra a aposta no acordo com o União

Por Flávio Paradella | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Rafa Zimbaldi e Dário Saadi disputam o apoio do União Brasil

O registro foi entregue à Justiça Eleitoral, e o candidato Rafa Zimbaldi (Cidadania) incorporou o União Brasil à sua coligação, mesmo diante da disputa entre o diretório municipal e a executiva estadual pelo apoio.

Os dados disponíveis no site do TSE mostram Raquel Rímoli, do União Brasil, como vice na chapa, o que confirma a antecipação feita pelo Todo Dia Campinas de que a campanha do deputado estadual confia na manutenção do acordo.

O partido é o centro de uma intensa disputa de atas e lutas judiciais pelo comando da sigla e pela escolha de apoio. A legenda campineira apoia Dário Saadi (Republicanos), enquanto a estadual prefere Rafa. O diretório municipal chegou a ser destituído, mas, em primeira instância, retomou o controle do partido.

No entanto, no sistema da Justiça Eleitoral, Raquel Rímoli aparece como vice, e o União Brasil consta na coligação de Zimbaldi. Em contrapartida, o registro de Dário não menciona a legenda em conflito interno.

Vale destacar que o status apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral para todas as candidaturas é "concorrendo" e as documentações, acordos e situação dos postulantes ainda passarão pelo escrutínio, estando, portanto, "aguardando julgamento".

Embora Rafa espere pelo deferimento, caso a situação adversa se confirme, há uma alternativa de substituição. De acordo com o TSE, o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidaturas, inclusive os impugnados e seus respectivos recursos, sejam julgados é 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para 6 de outubro).

A decisão pode sair antes, mas a substituição é possível. Conforme o artigo 69 da Resolução do TSE nº 23.609/2019, é facultado ao partido político, à federação ou à coligação substituir candidata ou candidato que tiver seu registro indeferido, cancelado ou cassado, ou ainda, que renunciar ou falecer após o prazo final do registro.

A escolha do substituto deve ser feita de acordo com o estatuto do partido ou da federação a que pertence a candidatura substituída, e o pedido de registro deve ser feito em até dez dias após o fato, inclusive no caso de anulação de convenção ou da notificação do partido ou da federação da decisão judicial que originou a substituição.

Desde o início do ano, Rafa tem enfrentado uma série de desafios em torno de sua candidatura: a implosão do PSDB, o entrevero com o PDT por causa do vice, e agora a desunião no União Brasil. Apesar do ambiente constantemente instável, Rafa tem conseguido resultados positivos em suas demandas. Vamos ver como será com o União Brasil.

Lembrando que, após um atrito com o aliado PDT por Casemiro Reis não ter sido escolhido vice, a situação foi resolvida, o que torna o presidente do partido um possível substituto.

Saia justa

Rafa Zimbaldi passou por uma situação delicada no período pré-campanha. O candidato postou nas redes sociais um vídeo ao lado do secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PL).

O tema abordado foi, naturalmente, investimentos em segurança em Campinas. No entanto, durante seu discurso, Rafa mencionou que Campinas foi considerada a 38ª cidade mais violenta do mundo.

Essa afirmação não agradou o secretário de Tarcísio de Freitas, já que tais números impactam diretamente a área sob sua coordenação. Derrite foi até a postagem no Instagram de Rafa e comentou: “Deputado, com todo respeito que tenho a você e à população de Campinas, ao terminar fiz questão de checar essa informação sobre Campinas. Não sei qual é o ranking que você cita, mas o que temos aqui na SSP (Secretaria de Segurança Pública) são dados do primeiro semestre de 2024 que demonstram quedas significativas dos indicadores criminais e aumento de produtividade em comparação ao primeiro semestre de 2022. Sabemos que ainda tem muito que melhorar, mas estamos com certeza no caminho certo e essa informação que o senhor diz no vídeo não condiz com a realidade!”.

A postagem foi excluída do Instagram, mas ainda pode ser conferida no Facebook (nesta plataforma, o secretário não comentou).

Os dados citados por Rafa são de um ranking internacional de criminalidade da plataforma Numbeo.

Quatro candidaturas registradas

Os quatro principais candidatos à prefeitura de Campinas já fizeram o registro, e, até a manhã desta quinta-feira, estão concorrendo Dário Saadi (Republicanos), Rafa Zimbaldi (Cidadania), Pedro Tourinho (PT) e Wilson Matos (Novo).

Ainda se aguarda a confirmação da candidatura do PCO, que anunciou em ata a nomeação de Angelina Dias para disputar o Palácio dos Jequitibás. Vale lembrar que o partido enfrenta problemas crônicos justamente nesta etapa, o registro.