12 de agosto de 2024
TRAGÉDIA

VÍDEO: Veja as caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/FAB
As duas caixas-pretas foram recuperadas

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que as duas caixas-pretas do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), em acidente ocorrido na tarde da última sexta-feira (9), foram transferidos para o Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo) do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em Brasília, na manhã deste sábado.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Segundo a FAB, "os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas".

"Informa que os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, o Cockpit Voice Recorder (CVR - gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR - gravador de dados de voo) foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília (DF), na manhã deste sábado", disse a FAB.

De acordo com a Força Aérea, o Cenipa espera divulgar em 30 dias um relatório preliminar sobre a tragédia, que deixou 62 vítimas.

"Após a conclusão da ação inicial, em Vinhedo (SP), a investigação avançará para a fase de análise de dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros", informou a FAB.