21 de janeiro de 2025
Logo Header
PROBLEMA

Esgoto da Sabesp despeja fezes e urina em prédio do Aquárius

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Leandro Vaz
Capa da Notícia
Obra da Sabesp para solucionar o problema

Os funcionários e empresários de um prédio no Jardim Aquárius, na região oeste de São José dos Campos, têm vivido há quase um ano com um problema sério. O vazamento de esgoto tem penetrado no interior das instalações do prédio Conlife, um empreendimento empresarial em frente à praça Ulisses Guimarães, na avenida Salmão.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Na última semana, a situação se tornou insustentável. “Já houve outras ocorrências e acionamos a Sabesp. Eles vinham fazendo o esgotamento da área, mas não resolvia. Agora, nos últimos dias, pelo terreno estar enxarcado, com esgoto, fezes, urina, o que acontecia, começava a verter e virava uma lambança. Complicava nossa saúde. Cheiro insuportável. E nosso gasto com até duas, ou três limpezas por dia”, disse Luiz Antônio Lourenço da Silva, síndico do prédio.

OVALE esteve nesta sexta-feira (9) e verificou o problema. A infiltração de esgoto começava no primeiro andar do subsolo do prédio e estendia até o terceiro, do estacionamento. “Pelo que estou vendo hoje pelas obras eles estão removendo as manilhas antigas e colocando novas. Parece que o dimensionamento do esgoto da Sabesp foi feito para residências e hoje existem inúmeros prédios e um número infinito de pessoas”, comentou.

Nas últimas semanas o estacionamento do Conlife foi afetado com uma invasão de detritos no terceiro pavimento. “A Sabesp já veio inúmeros vezes e agora que estão tentando resolver esse problema”, disse o síndico.

Nesta sexta, logo pela manhã, equipes da Sabesp começaram uma obra nos arredores do prédio, que funciona uma unidade da Farma Conde. O trânsito precisou, estacionamentos da rua e do prédio precisaram ser impedidos. “Nós lamentamos tudo isso”, disse o síndico.

"A Sabesp informa que iniciará nesta sexta-feira (9) as obras de remanejamento de trecho da rede coletora de esgoto. Técnicos estiveram no local na quarta (7) e na quinta-feira (8) realizando vistorias e preparando o projeto. A Sabesp lamenta os transtornos e esclarece que está trabalhando para solucionar a situação o mais rápido possível”, disse a companhia.