14 de agosto de 2024
ELEIÇÕES

Cesta ou aro? 'O Curry que se cuide!', posta Anderson nas redes

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Editor-chefe de OVALE
Reprodução
Felicio arremessa bola na Farma Conde Arena

O Curry que se cuide?

Em tempos olímpicos, tem até político arriscando arremesso em quadras e na timeline, treinando a pontaria para conquistar pontos com os eleitores. Quer um exemplo? O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), que busca a reeleição, postou nas redes sociais um vídeo do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, seu padrinho político, arremessando uma bola de três na Farma Conde Arena, onde o Farma Conde São José Basket venceu o Liga Sorocabana neste sábado. Na legenda, Anderson afagou Felicio, ex-prefeito entre 2017 e 2022, e de quebra provocou seu maior adversário: "O Curry que se cuide!".

Bola prensada no garrafão

Não é preciso ser um gênio, obviamente, para entender que o comentário de Anderson não está endereçado ao craque Stephen Curry, do Golden State Warriors e dos EUA, o famoso Dream Team, virtual campeão olímpico. O alvo é um ex-jogador de basquete, que vestiu a camisa do Tênis Clube na juventude: Eduardo Cury, ex-prefeito da cidade por dois mandatos (de 2005 a 2012), que hoje está no PL, mas por décadas esteve ao lado de Anderson e Felicio no mesmo time, o PSDB de Emanuel Fernandes. Atualmente, porém, Emanuel (prefeito entre 1997 e 2004) e Cury são adversários de Anderson e Felicio na briga pela prefeitura.

Chamando para o jogo

Cury é pré-candidato do PL ao Paço Municipal, em oposição a Anderson. A provocação palaciana, em um momento sensível para os planos de reeleição, acontecem em meio à estratégia de Cury manter-se fora dos holofotes, sem exposição. Traduzindo: Anderson tenta uma maneira de chamar Cury para a quadra. Vai dar certo? Cury, até aqui, é dúvida no debate na TV Band Vale, por exemplo, o que deixa bem nítida a estratégia de, liderando a corrida eleitoral, tentar evitar tornar-se vidraça dos adversários diretos. Pesquisa OVALE, de junho, mostra Cury com mais de 18 pontos percentuais de vantagem. Ele vai para quadra?

Arremesso no aro

Por outro lado, Anderson parece ter redobrado a aposta na figura de Felicio, após o "drible" desconcertante que a campanha levou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Vale replay? Mesmo depois do vice-governador jurar de pés juntos que tinha um acordo firmado com Tarcísio, para que o bem avaliado chefe do Executivo de São Paulo apoiasse Anderson na disputa em São José, Tarcísio anunciou que ficaria neutro na eleição joseense e, de quebra, ainda elogiou Cury. O lance até pareceu gol contra, caiu (muito) mal até entre os aliados. A presença cada vez maior de Felicio pode virar o jogo na urna?

Quem levará o jogo?

Afinal, de acordo com as pesquisas, Cury começa a corrida ocupando a primeira colocação, tendo Anderson na segunda colocação. Há ainda outros pré-candidatos críticos ao governo, como Wagner Balieiro (PT), Dr. Elton (União), Wilson Cabral (PDT) e Toninho Ferreira (PSTU). Em meio aos tropeços neste início de campanha, Anderson terá  o desafio de virar o jogo para não entregar o Paço de bandeja para o seu antigo aliado. Para isso, definitivamente, vai precisar mais do que agradar "convertidos" em bolh@s do Instagram. O eleitor, peça mais importante deste xadrez, quer saber: Quem vai cuidar melhor de São José?