O Ballet Ana Araújo, de São José dos Campos, foi premiado na 41ª edição do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior evento do mundo e um dos mais importantes do país. Em 2024, o evento ocorreu entre 15 e 27 de julho e reuniu mais de 4 mil apresentações de dança, com mais de 15 mil inscritos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Apresentando a coreografia "Giselle", o grupo de São José levou o terceiro lugar na categoria “Balé Clássico de Repertório Conjunto Júnior”. A direção da peça premiada foi de Bruna Maciel e Paula Nascimento. O primeiro lugar ficou com a Cia. Jovem Basileu França, de Goiás, com a coreografia "La Gioconda".
Com coreografia original dos bailarinos e coreógrafos franceses Jules Perrot e Jean Coralli, “Giselle” é um balé romântico em dois atos que conta a história de uma jovem camponesa de coração frágil, que mora com a cuidadosa mãe.
“O balé clássico de repertório é modalidade de dança muito exigente, criteriosa e acho que foi um prêmio importante para nós, porque dificilmente um grupo consegue premiação nessa categoria. Conseguimos isso competindo com os melhores grupos do país”, disse Ana Araújo, fundadora e diretora geral do estúdio de dança joseense, que vai completar 37 anos.
“Quem é do mundo da dança sabe: só de ser selecionado já é uma vitória que poucos conseguem. Ser premiado então, é algo surreal! Parabéns a este elenco lindo, talentoso, dedicado e, acima de tudo, comprometido com a missão que lhes foi dada. Eu estou orgulhosa demais de todos vocês”, disse a professora, coreógrafa e bailarina Bruna Maciel, diretora de Ballet Clássico no estúdio Ana Araújo.
A categoria “Balé Clássico de Repertório” exige a apresentação de balés já consagrados, de grandes coreógrafos. Segundo Ana Araújo, a apresentação requer “técnica apurada e direção técnica e artística de excelência para competir”.
Segundo Ana Araújo, participar do Festival de Dança de Joinville já é uma vitória, com prêmio ou não.
“Festival de dança é um aprendizado enorme, a gente evolui muito participando do festival e sempre sai ganhando, com ou sem prêmio. A gente aprende demais, um aperfeiçoamento enorme, em todos os sentidos”, afirmou.
“Aprimoramos a técnica, a arte e também o espírito de equipe, o comprometimento. Somos avaliados e observados por grandes profissionais, que são jurados. Vamos crescendo mais com isso.”
Mas com o prêmio, ela admitiu, a emoção é ainda maior: “Não dá para deixar de se emocionar. É sempre uma emoção enorme. Fico orgulhosa porque é a nova geração de coreógrafos que estão encarando esses desafios. Orgulhosa pelos coreógrafos, diretores e as bailarinas. Manter esse alto nível de excelência na dança em tantos anos é uma conquista diária e que estamos conseguindo manter”.
Ana Araújo tem uma história especial com o Festival de Dança de Joinville. Ela participa desde 1991 quando os grupos ainda mandavam suas coreografias por fita VHS para serem selecionados.
Hoje a seleção é feita por meio de links de vídeos, mas a dificuldade continua a mesma. São milhares de bailarinos tentando ser escolhidos para se apresentar no evento.
“Desde a época da fita e passando pelo CD, DVD e agora link, a gente tem sido sempre selecionada no festival, em todas as modalidades que desenvolvemos na academia.”
Neste ano, o Ballet Ana Araújo foi selecionado em cinco coreografias: solo de balé clássico (com a bailarina Kiara Fiorante) e nas categorias de Conjunto de Balé Neoclássico Júnior e Sênior, Balé Clássico de Repertório Júnior e Jazz Júnior (veja abaixo).
“Temos um grupo muito forte de bailarinas técnicas e preparadas. Elas participaram dos três conjuntos júnior, praticamente do mesmo elenco”, disse Ana Araújo. O estúdio de dança joseense levou cerca de 50 pessoas para o Festival de Dança de Joinville neste ano.
“Dessa turma que está dançando agora, as mães já dançaram no festival. Temos gerações de bailarinas que vêm dançando há muitos anos. Bastante história para contar. Eu dancei no festival quando ainda não existia nem o ginásio Cau Hansen [onde acontece o festival]”, completou Ana Araújo.
Coreografias do Ballet Ana Araújo no 41º Festival de Dança de Joinville
Ballet Clássico de Repertório Solo
Solista: Kiara Fiorante
Variação: Swanilda
Ballet Clássico de Repertório Conjunto
Coreografia: Giselle
Prêmio: 3 lugar
Direção: Bruna Maciel e Paula Nascimento
Ballet Neo Clássico Júnior
Coreografia: Aurora
Coreógrafa: Bruna Maciel
Ballet Neo Clássico conjunto Sênior
Coreografia: Dunna
Coreógrafos: Bruna Maciel , Paula Nascimento, Walter Monteiro
Jazz Conjunto Júnior
Coreografia: Astra
Coreógrafos: Mirella Pellizzola e Walter Monteiro