29 de novembro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Tarcísio diz que vai ficar 'neutro' na eleição em São José

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Governo de SP
Tarcísio de Freitas em Pinda

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que vai manter "neutralidade" na eleição a prefeito de São José dos Campos. A declaração foi dada nesta sexta-feira (26), durante visita do governador ao Vale do Paraíba.

Anderson Farias (PSD), prefeito que busca a reeleição na cidade, contava com o apoio de Tarcísio, que teve foto de destaque nos "santinhos" no último sábado (20), durante o lançamento da campanha.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

O governador disse que não vai apoiar Anderson e ficará neutro. Tarcísio disse que adotará neutralidade nas cidades nas quais houver disputa eleitoral entre candidatos dos partidos Republicanos e PL, ou apoiados pelas duas legendas, que fazem parte da base de apoio do governo estadual.

O PL, do pré-candidato Eduardo Cury (PL), é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, padrinho político de Tarcísio.

"Não, não vou [subir no palanque do Anderson] porque temos dois candidatos lá também, tem o PL que vem forte, tem um grande nome, o Anderson é um grande nome, então eu vou ficar neutro", disse Tarcísio a OVALE, que acompanhou a agenda do governador no Vale do Paraíba, nesta sexta-feira (26).

"[Apoio] para ninguém, a gente vai ficar neutro. Tanto Republicanos quanto PL estão na nossa base, são partidos importantes para nós, a gente torce por ambos e acho que PL e Republicanos terão excelentes eleições aqui em São Paulo. E, nesses casos, onde houver disputa, a gente vai assistir, que vença o melhor, o melhor para a cidade", afirmou o governador em Pindamonhangaba, onde entregou obras de pavimentação.

A posição de Tarcísio contraria declarações anteriores de Felicio e Anderson, que contavam com apoio do governador em São José.

Em entrevista recente a OVALE, Anderson falou sobre o assunto: "Eu espero que a gente tenha o apoio, seja do governador, do Felício juntamente com o Tarcísio, que a gente tem um trabalho junto, eu também tenho um trabalho junto a ele [Tarcísio]", disse o prefeito.

Segundo Anderson, havia um compromisso do governador firmado com Felicio, que abriu mão da própria candidatura ao governo de São Paulo para ser vice na chapa com Tarcísio.

"Olha, tem esse compromisso até do Tarcísio com o próprio Felício, com o vice- governador. Foi a única conversa que teve quando os dois se uniram para o Felício ser o vice dele. Teve essa conversa de um apoio em São José dos Campos. Não ter dois candidatos. Não teria lógica termos dois candidatos. Então tem um acordo entre eles, não comigo. Esse acordo foi feito com o Felicio", afrmou o prefeito de São José.

Que completou: "Lógico, me relaciono bem com o Tarcísio, junto ao governo do estado temos várias ações em conjunto. O partido Republicanos é da nossa base em São José dos Campos, também dentro da nossa coligação. Então vamos esperar. Acho que ainda não começou o processo".