25 de dezembro de 2024
CULTURA

Mestre Quintino e The Caipiras apresentam 'Rock do Brejo'

Por Adele Olivier | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O Sesc Taubaté será palco para uma apresentação gratuita da banda Mestre Quintino e The Caipiras na próxima sexta-feira (26), às 20h. O show, intitulado 'Rock d

O Sesc Taubaté será palco para uma apresentação gratuita da banda Mestre Quintino e The Caipiras na próxima sexta-feira (26), às 20h. O show, intitulado "Rock do Brejo", promete ser uma celebração poética da natureza, do amor, da humanidade e um agradecimento à vida e à Mãe Terra, além de um alerta sobre a responsabilidade pelo futuro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

"Rock do Brejo" é uma fusão de rock com elementos de ritmos afro-brasileiros como o congo e o congado. Mestre Quintino e The Caipiras convidam o público a um mergulho nas raízes afro-ameríndias, captando expressões culturais tanto ancestrais quanto contemporâneas. Com um toque inovador, a banda substitui a tradicional guitarra pela viola caipira, criando uma sonoridade que mistura o tradicional com o pop.

Mestre Quintino, nascido em Tremembé (SP), traz para o palco toda sua ancestralidade. Com sua peculiar entonação dos nativos Piraquaras, ele entoa músicas sobre as raízes afro-ameríndias brasileiras do Estado de São Paulo, especialmente das regiões às margens do Rio Paraíba do Sul. "O que temos é uma cultura pop no mesmo caldo que a cultura tradicional afro-brasileira. Como dois elementos que se misturam, se fundem e fazem nascer o que se pode chamar de Cultura Popular Paulista", explica Quintino.

O show contará com a participação especial de Moreno Overá, músico e compositor de São Luiz do Paraitinga.Outra participação de destaque será da banda Skaya, conhecida por transformar canções populares por meio do reggae, dub, rocksteady e ska. Composta por Bianca Landim (sax), Rafael Jarcem (trompete), Gabriel Simpson (guitarra e voz), Michel Cruz (baixo) e Danilo Bonato (bateria e voz), a banda se consolida no cenário musical ao aprofundar o estudo da música jamaicana e trazer influências do jazz, rock, música negra, MPB e cultura popular.