23 de julho de 2024
AVIAÇÃO DE DEFESA

Embraer vende seis A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Embraer
Avião será usado para intensificar a luta contra o crime organizado transnacional

A Embraer anunciou nesta terça-feira (23), durante o Farnborough International Airshow, maior evento da indústria aeroespacial do ano, a venda de seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A operação, com entregas previstas a partir de 2025, inclui equipamentos de missão e pacote logístico integrado. No Paraguai, o avião será usado para intensificar os esforços na luta contra o crime organizado transnacional.

De acordo com sites especializados, o acordo totaliza US$ 100 milhões – cerca de R$ 558 milhões na cotação atual do dólar. O investimento será financiado através de um empréstimo do BNDES. Essas informações foram divulgadas pelo site Pucará Defensa.

 “Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Paraguaia (FAP) e muito satisfeitos em poder anunciar mais uma venda do A-29 Super Tucano, aeronave que é referência em seu segmento no mercado internacional. Estamos certos de que o A-29 atende às necessidades atuais e futuras da FAP”, afirmou Fabio Caparica, vice-presidente comercial para América Latina da Embraer Defesa & Segurança.

“A defesa é um bem público puro, pois presta à sociedade um serviço que contribui única e exclusivamente para a estabilidade da nação como elemento essencial para o desenvolvimento integral de um país. Isto tem um impacto positivo não só nas questões que dizem respeito ao exercício da soberania nacional, mas também em todas as áreas do desenvolvimento”, disse o general do ar Júlio Rubén Fullaondo Céspedes, comandante da Força Aérea Paraguaia.?

O A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, mais de 550 mil horas de voo com 60 mil em combate. O número de forças aéreas que operam o A-29 Super Tucano cresce continuamente devido à combinação de características únicas que o tornam a escolha de menor risco, acessível e flexível.

Segundo a Embraer, o A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz de sua categoria, equipada com tecnologia de última geração na identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações.

A capacidade é aprimorada ainda por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma fuselagem robusta capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e sem infraestrutura. Além disso, a aeronave possui o conceito de manutenção simples, que oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e resistência estrutural com baixos custos de ciclo de vida.