27 de dezembro de 2024
AVIAÇÃO DE DEFESA

Holanda e Áustria vão comprar nove C-390 Millennium da Embraer

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Embraer
Equipe da Embraer e clientes em feira de aviação, na Inglaterra

O Ministério da Defesa da Holanda assinou nesta segunda-feira (22) o contrato para a compra de nove aeronaves C-390 Millennium da Embraer. A solenidade foi realizada durante o Farnborough Airshow, evento de aviação na Inglaterra. Valor do negócio não foi divulgado.

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O contrato é uma compra conjunta com a Áustria – cinco aeronaves serão para a Força Aérea Real Holandesa e quatro para a Força Área Austríaca.

Com esse pedido conjunto, ambos os países aumentarão a sua capacidade de mobilizar ou evacuar rapidamente equipamentos e pessoal em todo o mundo, mesmo sob condições operacionais difíceis.

Segundo a Embraer, a capacidade de transporte aéreo tático oferecida pelo C-390 aumenta a flexibilidade e a capacidade de resposta operacional, fornece suporte logístico em diversas missões e operações, e possibilita a realização de uma ampla variedade de tarefas humanitárias e médicas.

Cooperação.

A compra conjunta também permitirá que as nações – bem como os atuais e futuros operadores – cooperem e se beneficiem de sinergias em áreas como formação, logística e crescimento futuro da plataforma, juntamente com outros operadores de C-390 nos países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“O C-390 Millennium oferece máxima prontidão operacional, permitindo interoperabilidade e conectividade em ambientes em rede e domínios múltiplos”, disse a Embraer.

“É ótimo podermos assinar este acordo tanto para a Áustria como para a Holanda. Fico feliz em ver que podemos comprar esses aviões com as mesmas especificações. Este é um bom exemplo de colaboração na Europa entre países. O apoio construtivo da Embraer desempenhou um papel crucial na concretização positiva deste acordo. Agradecemos a contribuição da Embraer e esperamos uma cooperação bem-sucedida”, disse o vice-almirante Jan Willem Hartman, diretor nacional de Armamentos da Holanda.

“Damos as boas-vindas à Holanda e à Áustria como os mais novos membros do crescente grupo de nações que encomendaram o C-390 Millennium, aeronave de transporte tático militar mais eficiente e moderno atualmente em operação”, disse Bosco da Costa Jr, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave é a melhor escolha do mercado, oferecendo uma combinação imbatível de alto desempenho, tecnologia avançada e baixos custos de ciclo de vida”.

Mercado.

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 13 mil horas de voo, com disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.

A Embraer já entregou nove aeronaves C-390, sendo seis para o Brasil, dois para Portugal e um para a Hungria. A carteira de pedidos firmes da aeronave já passa de US$ 2,5 bilhões.

Além desses três países, a Coreia do Sul fechou um pedido firme de três aeronaves em dezembro e agora Holanda e Áustria fecharam o contrato. A República Tcheca já sinalizou que tem a intenção de fazer pedidos da aeronave.

A Embraer também disputa um contrato que pode mudar de patamar as vendas da área de defesa. Trata-se de fornecer o avião para a Força Aérea da Índia, que pode comprar até 80 unidades do C-390 Millennium.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias.

O avião opera em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instalados sob as asas.