06 de janeiro de 2025
ELEIÇÕES 2024

Anderson: Robertinho critica escolha de vice e ameaça desembarque

Por Guilhermo Codazzi | Editor-chefe de OVALE
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Robertinho ao lado de Anderson

Ensaiando o seu “desembarque” e evidenciando o risco de um racha, o vereador Robertinho da Padaria (PRD) afirmou na noite desta sexta-feira (19), por meio de nota encaminhada a OVALE, que “já não se sente confortável para caminhar junto” com o grupo do prefeito Anderson Farias (PSD), após ter sido preterido na definição do vice na chapa do atual prefeito de São José dos Campos, que tentará a reeleição em outubro.

Na avaliação do vereador, o processo que culminou na escolha de Wilker dos Santos Lopes (MDB) como vice de Anderson (leia aqui), na noite desta sexta, não foi transparente.

Robertinho afirmou que o seu nome enfrentou resistência de “cardeais” do PSD, partido de Anderson e de Felicio Ramuth, vice-governador de São Paulo e ex-prefeito de São José. 

O discurso de Robertinho coloca em xeque o tom da nota divulgada pela equipe de Anderson, que apontava consenso entre os partidos coligados — PSD, PP, Republicanos, MDB, PRD, Solidariedade e Podemos — em torno do nome de Wilker.

Veja aqui a coluna sobre a indicação de Wilker e abaixo a nota, na íntegra, enviada por Robertinho a OVALE, questionando a definição do vice na chapa de Anderson:

“Venho aqui me manifestar sobre indicação do coronel Wilker dos Santos Lopes (MDB), como candidato a vice na reeleição do prefeito Anderson Farias (PSD). Respeito o Coronel, mas lamento muito como esse processo foi conduzido.
Ficou evidente, infelizmente, que houve uma resistência ao meu nome por parte dos 'cardeais' do PSD. 
Desde o início do processo, eu só pedi uma coisa: transparência. E, infelizmente  isso não aconteceu. 
Conquistei a confiança da maioria dos presidentes no processo de conversa entre os partidos. E até minutos antes da reunião, eu tinha 4 dos 7 votos, como foi durante todo o processo.
Mas pressionado, o Podemos mudou o voto aos  45 minutos do segundo tempo.
Fui leal todo o tempo em que caminhamos juntos, mas já não me sinto confortável para caminhar junto com um grupo que fez de tudo para me tirar da linha de frente. 
A política tem dessas coisas, mas isso não afeta o meu propósito de continuar trabalhando pela minha cidade.
Abraço a todos

Robertinho da Padaria 
Vereador PRD”.