06 de janeiro de 2025
ELEIÇÕES 2024

Wilker é escolhido como vice na chapa de Anderson em São José

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Editor-chefe de OVALE
Divulgação/Arquivo
Wilker ao lado de Anderson

'Habemus' vice.

Após reunião, o nome de Wilker dos Santos Lopes (MDB) foi definido na noite desta sexta-feira (19) como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual chefe do Executivo de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD). Ex-comandante da Polícia Militar no município, Wilker atuou, até o fim de junho, como auditor geral da Prefeitura, e venceu uma disputa frente a nomes como os vereadores Robertinho da Padaria (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), além de Renata Paiva (PSD).

Creditada nos bastidores a uma preferência de Felicio Ramuth (PSD), vice-governador de São Paulo e ex-prefeito de São José, a escolha de Wilker tem como alvo o público conservador, mais alinhado à ideologia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), correligionário do ex-prefeito Eduardo Cury, que lidera a corrida ao Paço Municipal, de acordo com pesquisa OVALE (veja a pesquisa).

Outro nome também da área da segurança foi cogitado, mas teria recusado as sondagens. Trata-se da coronel reformada da PM Eliane Nikoluk, candidata à Prefeitura em 2020, à época pelo PL. No fim de março, Nikoluk chegou a pedir para sair do PP, mas a saída não foi homologada na Justiça Eleitoral, o que aumentou os rumores de que ela poderia ser vice de Anderson. Ouvida por OVALE nessa quinta-feira (18), no entanto, Nikoluk já havia dito que não seria candidata.

A definição do nome de Wilker aconteceu após uma série de reuniões. A ideia era que todos os partidos da aliança -- PSD, PP, Republicanos, MDB, PRD, Solidariedade e Podemos -- indicariam nomes.

Inicialmente, Robertinho acreditava ter quatro votos (PRD, Solidariedade, Podemos e Republicanos), enquanto Wilker tinha três (MDB, PP e do PSD). Durante a reunião, porém, o Podemos, de acordo com informações de bastidores, teria mudado o voto, optando por Wilker e virando o jogo. Placar final: Wilker 4 x 3 Robertinho.

Às 20h27, o nome de Wilker foi oficialmente anunciado, por meio de uma nota à imprensa: "Os partidos coligados PSD Progressistas MDB Podemos Republicanos Solidariedade e PRD, em reunião nesta sexta feira 19.07.2024, decidiram em consenso, após análise dos nomes apresentados pelos partidos, indicar o nome do Cel Wilker dos Santos Lopes, filiado ao MDB, ao cargo de vice prefeito na chapa do pré-candidato a prefeito Anderson Farias".

Reflexo.

Se na nota oficial fala-se em "consenso", nos bastidores comenta-se que a definição de Wilker, porém, ameaça rachar a base de apoio a Anderson, com o risco de desembarque de aliados, como Robertinho, que apostava suas fichas políticas na indicação. Procurado nesta sexta, o vereador não retornou os contatos.

Nome forte na zona sul, onde Anderson está atrás de Cury (veja), Robertinho tinha o apoio do PRD, Solidariedade, Podemos e Republicanos. Wilker tinha os votos do MDB, PP e do PSD. O jogo, porém, virou nesta sexta.

Preterido, ele vive um momento de indefinição sobre o futuro político, já que anunciou que não disputaria novamente uma vaga no Poder Legislativo, após cinco legislaturas. Vai desembarcar? E embarcaria onde? Com Wilker, Anderson ganha votos entre os conservadores? Alea jacta est (a sorte está lançada).

O lançamento da candidatura da chapa Anderson-Wilker acontecerá neste sábado, às 14h.