26 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Flávio Paradella: Sai o ‘pré’, oficializa o candidato

Por Flávio Paradella | Especial para o Todo Dia Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/FPX Cast
Quatro nomes vão disputar a prefeitura de Campinas em 2024

O período de convenções começou. A partir deste sábado, os partidos já podem se reunir para definir os rumos para as eleições municipais. Até 5 de agosto, as legendas e as federações poderão realizar os encontros para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Em Campinas, o primeiro a realizar a reunião será o Partido Novo. A sigla faz a sua convenção neste domingo, no Espaço Arqtus Concept, no Taquaral, a partir das 11h. O Novo vai chancelar a candidatura de Wilson Matos para prefeito e Janaína Calvo para vice. Vale lembrar que o partido passou por momentos de indecisão com um troca-troca de pré-candidatos. Inicialmente, o partido lançou Zé Afonso Bittencourt. Um mês depois, foi a vez de Paulo Gaspar, o vereador, que aproveitou a pré-campanha e concedeu entrevistas como aquele que seria o primeiro nome da história da legenda a disputar a prefeitura. No começo de julho, nova alteração: sai Paulo Gaspar, entra Wilson Matos, ex-Patriota, que disputou a prefeitura em 2020 e que parecia um coringa guardado pela cúpula do Novo.

No dia 28, no outro domingo, haverá um grande evento para confirmar a reedição da chapa Dário Saadi-Wandão. O encontro vai aglutinar convenções de alguns partidos aliados, não todos os 12 que fazem parte da coligação (Republicanos, PSB, PL, PP, União Brasil, PSD, Solidariedade, PRB, Podemos, PRTB, Avante, DC e MDB), mas será um ato político em que interlocutores da pré-campanha de Dário à reeleição contam com a presença de mais de 3 mil pessoas. Até por isso, a convenção será realizada no Expo Dom Pedro, no Shopping Dom Pedro. A organização espera contar com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que é do Republicanos, sigla de Dário.

Já no dia 3 de agosto, um sábado, será a vez do Partido dos Trabalhadores oficializar a chapa formada entre Pedro Tourinho e Edilene Santana, do PSOL, também uma reedição daquela candidatura que quase chegou ao segundo turno em 2020. Para esta eleição, o PT conseguiu unir os partidos de esquerda em uma coligação “progressista” que inclui PSOL, PCdoB, PV, Rede e UP. Pedro Tourinho e Edilene Santana receberão candidatos e militantes no Espaço Bonvenom, na Vila Industrial, a partir das 16h.

Ainda sem data definida está Rafa Zimbaldi, do Cidadania. O deputado estadual planejava a convenção para o dia 28, mesmo dia de Dário, mas já é certa a mudança da data para ser um evento mais exclusivo, digamos assim. Fica não só a expectativa para o dia, mas também para outra definição: o nome de quem vai compor a chapa e ser o vice de Zimbaldi. E da convenção não tem como escapar. O pré-candidato afirma que desta vez está mais tranquilo para escolher o nome, sem imposições de partido (em 2020, Anna Bê, a esposa do deputado Carlos Sampaio, foi a ‘indicada’ pelo PSDB).

A campanha pelo Palácio dos Jequitibás, oficialmente, vai começar!

Prazo para registro

Os partidos e federações têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções e até o dia 15 para registrar as candidaturas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. As legendas têm até as 8h para a transmissão dos dados via internet. Caso não consigam, terão até as 19h para entregar as mídias no cartório eleitoral.

Primeiro debate

A tradição será mantida e a BAND-Campinas vai realizar o primeiro debate entre os prefeituráveis em Campinas. Em reunião com as equipes, a emissora definiu o confronto de ideias e propostas para o dia 8 de agosto, uma quinta-feira. Será um dia para rememorar a famosa e marcante trilha de eleições da Bandeirantes.

Porém, aos 42 anos de idade, descobri que a música não foi criada pela emissora. Trata-se de “trilha branca”, uma composição que pode ser usada por qualquer pessoa, disponível na biblioteca musical do italiano Thomas J. Valentino, empresário do ramo de efeitos sonoros.