25 de dezembro de 2024
LITERATURA

Joseense lança livro com coletânea de contos e poemas nesta sexta

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Malu Freire
Maja Gabriel é uma multiartista joseense, independente e autodidata

Será lançado em São José dos Campos, na próxima sexta-feira (12), o livro "Monólogo Interpessoal Sem Título", da autora Maja Gabriel, 29 anos. O lançamento, que é aberto ao público, acontece no Ateliê Gostaríamos de Explicar Muitos Atos (Rua Dolzani Ricardo 58, Centro), a partir das 19h.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Há mais de 10 anos atuando em ações de impacto social, arte e cultura, Maja é artivista, pesquisadora, produtora cultural e comunicadora social. A publicação de "Monólogo Interpessoal" reúne textos escritos durante a trajetória da autora desde 2010.

"A escrita sempre me acompanhou durante meus processos criativos e essa primeira edição de Monólogo se tornou possível graças ao edital de publicação de obra literária do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo", conta Maja, uma jovem travesti brasileira que enxerga o mundo pelas lentes de uma criança crescida na periferia.

O evento de lançamento começará com a leitura pública da obra, distribuição gratuita de exemplares do livro para os presentes e momento de autógrafos. A atividade é acessível em Libras e o livro está disponível em versão Audiobook, para garantir a acessibilidade da obra também para pessoas não-alfabetizadas ou com deficiências visuais. Para conferir, clique aqui.

Maja relata que sempre usou a escrita, ao longo de sua vida, como uma forma de aumentar as paredes de sua cabeça. Quando isso acontecia, era pra esse ‘quarto expandido’ que ela se refugiava, em momentos de crise. "São textos que traduzem um suicídio que, por muitas vezes, não aconteceu", diz.

A obra.

O livro traz uma coletânea de contos e poemas escritos durante a trajetória da autora, marcado pela temática existencial e que evidenciam sua grande sensibilidade. As ilustrações em xilogravura, inéditas, são assinadas pela artista visual Nalu Luzio. A publicação é da Caravana Grupo Editorial, de Ouro Preto (MG).

Com linguagem dinâmica e fluida, a obra apresenta textos plurissignificativos e polifônicos, que se coadunam pelo movimento das palavras e temáticas existenciais, demonstrando o percurso lírico e pessoal da autora, que passeia por coisas "de si" e coisas "do ser" como em um corpo/arquivo/documento, em contos e poemas que nascem da poética em habitar o tempo.

Além do lançamento da obra, o projeto inclui mais duas atividades, que também acontecem no Ateliê Gostaríamos de Explicar Muitos Atos. A primeira é uma pesquisa aberta, que será realizada um dia antes do lançamento do livro, na quinta-feira (11), a partir das 19h.

Será um momento em que a autora partilhará com os presentes um pouco sobre o processo de construção do livro, da concepção dos textos até a publicação da obra.

Depois, no domingo (14), a partir das 15h, enquanto desdobramento social do projeto, acontece a Oficina de Escrita Ativa, aberta ao público em geral.

A atividade encerra o ciclo de oficinas do projeto, sendo que duas delas ocorreram em ambientes fechados para atendimento a públicos específicos: na Casa Abrigo LGBTQIAPN+ e no Centro de Ressocialização Feminino, ambos em São José dos Campos.