A Prefeitura de São José dos Campos anunciou na tarde desta terça-feira (2) a viabilização de áreas destinadas à consolidação e expansão do Senai, Unifesp e Unesp. Esta iniciativa foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, através do projeto de lei 267/2024, que destinou uma área de 50 mil m² ao lado do PIT (Parque de Inovação Tecnológica) para a instalação da nova unidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A nova área será instalada em terrenos no Capão Grosso e também dentro do PIT, que soma mais de 180 mil m² de terra.
O objetivo da nova área de ensino é em apoio ao desenvolvimento da educação profissionalizante e do ensino superior no município. No local, será construída a nova unidade Senai.
“Esse anuncio foi importante informando investimentos diferentes com duas universidades e o Senai, que se tornará uma escola moderna com diversos cursos em uma área de 50 mil m², com investimento de mais de R$ 120 milhões”, disse o prefeito de São José, Anderson Farias (PSD). Toda a estrutura será de forma sustentável.
“Essa grande conquista só vem a engrandecer a vocação tecnológica e de inovação de São José dos campos. Teremos uma escola de grande porte, moderna e voltada para qualificação de mão-de-obra para as indústrias locais, além de desenvolver a economia como um todo”, afirmou Alexandra Gioso, diretora regional do CIESP (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo).
ÁREA.
O local para a instalação do novo polo educacional foi pensado com o intuito de crescimento, próximo as cidades de Caçapava e Taubaté. “Este foi o grande caminho que nossa cidade trilhou e nos últimos 70 anos para se transformar de uma pequena cidade do interior para um dos mais importantes núcleos tecnológicos do Brasil”, comentou Alberto Marques Filho Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José.
Ou seja, construção de infraestrutura, em geração de ciência, tecnologia, aproximação com parceiros que focam em inovação.
Além dos cursos já existentes no Senai, o novo polo contará com novos cursos, voltados principalmente para os setores aeroespacial, materiais compostos, área de alimentos e bebidas e indústria e construção civil. “Atualmente são certificados 20 mil estudantes, a ideia é que sejam 26 mil certificações”, informa Fernando Manoel Gonçalves, Diretor da Escola e Faculdade Felix Guisard de Taubaté e Diretor da Escola Senai Santos Dumont de São José.
Após a fase de projeto e contratações, o prazo estimado para a conclusão da obra é de 24 meses.