24 de novembro de 2024
CULTURA

'Feira de Saberes e Fazeres' promove cultura popular em São José

Por Adele Olivier | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Evento acontece em praça no Vista Verde no dia 6 de julho

A Praça Hisame Hay, localizada no bairro Vista Verde, será palco de mais uma edição da Feira de Saberes e Fazeres, que acontecerá no dia 6 de julho (sábado), das 11h às 17h. Com entrada gratuita, o evento promete um dia repleto de atividades para todos os públicos, valorizando e celebrando a cultura popular.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Promovido pelo Projeto Ecomuseu dos Campos de São José, com apoio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, a feira reunirá artistas de diversas linguagens e estilos, além de oferecer uma rica programação que inclui gastronomia, artesanato, música e atividades recreativas.

Este ano, a Feira de Saberes e Fazeres trará expositores de toda a cidade de São José, selecionados através de uma chamada aberta realizada pelo Ecomuseu dos Campos de São José. A diversidade cultural será representada por artistas independentes e pequenos empreendedores, que irão compartilhar seus saberes e fazeres com o público.

Entre as atrações, a dupla Dua, formada pelas musicistas Maria Luana e Bruna Prado, irá encantar os visitantes com suas apresentações musicais, que contarão com a participação especial do Mestre Déo Lopes. As crianças poderão explorar a Oficina das Cores Vivas, que demonstrará a potência das tintas naturais em atividades recreativas.

A proposta do Ecomuseu dos Campos de São José com este evento é promover a troca de conhecimentos e habilidades entre os participantes, resgatando memórias e tradições que compõem a sabedoria popular. “A Feira de Saberes e Fazeres é uma oportunidade para celebrarmos a cultura e fortalecermos a economia local, criando um ambiente de troca e aprendizado mútuo,” explica Maria Siqueira, coordenadora do CECP - Centro de Estudos da Cultura Popular”.

Um dos pilares do evento é a promoção da Economia Circular, que visa fortalecer a rede de produtores locais e artistas independentes. A feira contribui para a sustentabilidade ao incentivar a produção e o consumo consciente, além de valorizar o trabalho artesanal e a produção local.

Serviço

Quando: 6 de julho, sábado, das 11h às 17h

Onde: Praça Hisame Hay (Rua Venezuela)

Vista Verde - São José dos Campos

Programação

11h: Abertura

14h às 15h: Oficina das Cores Vivas

15h30: Apresentação do Espetáculo “Todas as vozes: um rito musical para a terra”, da dupla DUA com participação de Déo Lopes.

17h: Encerramento