28 de setembro de 2024
MOTOCICLETA FURTADA

VÍDEO: Operação da GCM no Banhado gera confusão com moradores

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Guarda de São José lança spray em moradores do Banhado

Houve confusão entre moradores da comunidade do Banhado e a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos na manhã desta quarta-feira (19), durante operação da corporação no Jardim Nova Esperança.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Vídeo divulgado nas redes sociais por moradores mostra ao menos cinco guardas civis de São José, fortemente armados, andando por rua da comunidade. Há agentes de bicicleta e de viatura.

“Os guardas chegam na favela e querem dar tiro de borracha em todo mundo. Ninguém está fazendo nada”, diz uma moradora.

A confusão e o bate-boca entre moradores e a GCM começaram quando um dos agentes vai em direção a um grupo de jovens e para em frente a um deles, segurando uma espingarda.

O agente faz menção de passar e o jovem recua. Logo em seguida, o guarda dá um safanão, um jogo de corpo, para tirar o rapaz da frente, momento em que moradores acusam o guarda de agressão.

“Está agredindo ele porquê? Não põe a mão em ninguém, faz o seu serviço”, diz a moradora que filma a cena.

Alguns moradores ensaiam uma reação no momento em que outro guarda aparece e joga spray em um grupo de moradores. Alguns deles começam a tossir, entre eles Davi Morais, um dos mais antigos líderes comunitários do Banhado.

Na postagem, a página Banhado Resiste acusa a GCM de “uso da violência na comunicada”.

OUTRO LADO.

Procurada, a Secretaria de Proteção ao Cidadão de São José informou que equipes da GCM localizaram uma moto identificada como produto de furto no Banhado.

“Durante a ocorrência, parte da população resistiu à ação. Diante da resistência, a GCM interveio prezando pela segurança de todos. A motocicleta furtada foi apreendida e apresentada à autoridade policial”, informou a pasta.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por OVALE (@jornalovale)