26 de dezembro de 2024
POLÍTICA

Flávio Paradella: Em busca de um nome

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/ALESP
Rafa Zimbaldi é o únicos dos pré-candidatos sem o nome para vice

A pré-candidatura do deputado estadual, Rafa Zimbaldi (Cidadania), segue sendo a única entre os quatros principais postulantes ao Palácio dos Jequitibás que ainda não definiu o nome para compor a chapa na posição de vice.

Rafa estuda a melhor opção para estar ao seu lado na corrida eleitoral deste ano. Atualmente, o mais forte candidato é Casemiro Reis, presidente do PDT de Campinas, legenda que fechou apoio com Zimbaldi.

Adversários dão como certa a chapa, mas o próprio deputado nega que tenha batido o martelo. “Estamos vendo as possibilidades. Casemiro é um grande nome e conhece muito bem os problemas da saúde, quanto a outros nomes ainda estamos falando com os partidos coligados”, disse Rafa.

Potencial pré-candidato a vice, Casemiro Reis é médico ginecologista e obstetra pela Unicamp, foi Presidente da Federação Médica Brasileira, comandou o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região e militou por anos no PT, por sinal foi presidente do diretório municipal.

Desse histórico, talvez esse último ponto seja o que cause na pré-campanha de Rafa uma certa aversão. O deputado se coloca como um candidato conservador, defende na Assembleia Legislativa pauta à direita e tenta colar sua imagem ao governador Tarcísio de Freitas. Podemos classificar Rafa, hoje, como um político de centro-direita.

A mesma classificação autodeclarada de seu principal adversário, Dário Saadi (Republicanos). Saadi já tem nome definido do vice com a continuidade da dobradinha com Wanderley de Almeida, o Wandão (PSB). E aqui reside a narrativa de Rafa que pode acabar caso feche com Casemiro, afinal o “problema” de Dário ter um vice de esquerda, Wandão, também seria um “dilema” para Rafa com um ex-presidente do PT na vice.

Rafa corre contra o tempo sabendo que o nome mais forte é o de Casemiro, que ainda carrega a força do PDT, porém o deputado vê as outras pré-candidaturas já estabelecidas e precisa encontrar uma definição que atenda politicamente. Atualmente, a pré-campanha de Zimbaldi tem apoio da federação Cidadania-PSDB e PDT, PMB e AGIR. Não vejo muitas opções no ‘cardápio’ dos partidos.

Definidos

A situação é bem diferente dos outros pré-candidatos. O atual prefeito Dário Saadi vai disputar a reeleição com o mesmo parceiro de chapa em 2020, Wandão.

Por sinal, em almoço com a imprensa nesta sexta-feira no último dia do Campinas Innovation Week, a mensagem foi de união entre os dois. Chegaram juntos, ficaram lado a lado na mesma mesa e deixaram o evento também ao mesmo momento. Sincronizados.

Pedro Tourinho é outro que reedita a dobradinha da última eleição e já tem em Edilene Santana, do PSOL, a pré-candidata à vice da coligação que une partidos de esquerda.

Por fim, o Novo com sua chapa pura. Como pré-candidato à prefeitura de Campinas, o partido selecionou o vereador Paulo Gaspar e assim que redefiniu o nome para as eleições, anteriormente era Zé Afonso, também divulgou Janaína Calvo para compor a chapa.

Nova Casa

O diretório municipal do PT está em uma nova casa, segue na região central de Campinas, mas deixou a Barão de Jaguara e agora está na Francisco Glicério, 573.

A inauguração da sede foi na última quinta-feira, 13 (coincidências não existem), e serviu também para o lançamento de uma espécie de Comitê de Pedro Tourinho nesta pré-campanha com o lançamento do chamado Espaço ‘Vamo pra Cima’.


Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br.