21 de dezembro de 2025
DESPEDIDA

Cão Joca será cremado no Vale do Paraíba; entenda

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Joca e o tutor em foto; depois os dois em foto depois da morte do pet

Quase dois meses após sua morte, o cão Joca será cremado em um crematório do Vale do Paraíba. O Golden Retreiver morreu em uma viagem após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para um destino diferente de seu tutor. O caso aconteceu em 22 de abril.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

"A cremação do Joca vai ser realizada neste sábado, quase dois meses depois do óbito, porque, por conta de um trâmite jurídico, ele teve que passar por uma necropsia. O corpinho dele teve que passar por uma necropsia. Essa necrópsia foi realizada pelo laboratório da USP, em São Paulo. Então ele fez a cerimônia de despedida na nossa unidade de São Paulo, e depois o corpinho seguiu para a necropsia. E agora, já realizado todos os exames, para elucidar a causa da morte dele, ele vai seguir para a cremação", disse Adriele Prina, veterinária e diretora da Rip Pet, que é uma empresa funerária e crematório.

O cachorro Joca tinha 5 anos recém-completados e ia junto com o seu tutor, o engenheiro João Fantazzini, de Guarulhos, São Paulo, para Sinop, em Mato Grosso. Por uma falha da companhia, o animal foi embarcado no voo errado, com destino a Fortaleza. O cachorro foi então embarcado em um novo voo de retorno a Guarulhos. Após o pouso, sua morte foi constatada.

Joca será cremado no sábado (15), em Pindamonhangaba. "Vai ser na nossa matriz da Rip Pet Crematório. Parte da família vem presencialmente, e parte da família vai acompanhar online. Inclusive, o João vai acompanhar online, não vai conseguir vir presencialmente, mas a mãe dele vem, a irmã vem de forma presencial. E ele vai disponibilizar esse link do acompanhamento online através das redes sociais dele, porque foi uma forma que ele encontrou de devolver esse carinho que ele recebeu dos seguidores e de todas as pessoas que se comoveram com o caso do Joca", disse Adriele.

FOX

A empresa foi responsável também pela cremação de outro cão que morreu e gerou grande comoção em todo o Vale do Paraíba. O sptiz alemão Fox foi atacado por um bullterrier e teve o focinho arrancado. Apesar de socorrido, ele acabou morrendo dias depois.