29 de novembro de 2024
ELEIÇÕES

Pesquisa OVALE: Cury lidera em todos os segmentos do eleitorado

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Claudio Vieira/PMSJC
Paço Municipal de São José dos Campos

O ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury (PL), que lidera as intenções de voto para a Prefeitura de São José dos Campos, segundo levantamento exclusivo OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas, tem a preferência do eleitorado tanto entre homens quanto entre mulheres, em todas as faixas etárias, em todos os níveis de escolaridade e em quase todas as regiões do município.

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Essa análise foi feita por OVALE no cenário que é considerado o mais provável hoje, com seis pré-candidatos. Nele, Eduardo Cury tem 36% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o prefeito Anderson Farias (PSD), com 19,10%, o ex-vereador Wagner Balieiro (PT), com 8,70%, o deputado estadual Dr. Elton (União), com 8,40%, o advogado Toninho Ferreira (PSTU), com 2%, e o professor Wilson Cabral (PDT), com 0,70%.

Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 400 pessoas entre os dias 29 e 31 de maio. A margem de erro é de 5,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 07212/2024.

ELEITORADO.

Por sexo, Eduardo Cury vai melhor entre os homens (40,2%) do que entre as mulheres (31%). Pela faixa etária, alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 35 a 44 anos (40,9%), e o pior entre aqueles de 16 a 24 anos (24,2%). Por escolaridade, atinge 44,6% entre os entrevistados com ensino fundamental, mas cai para 28,9% entre aqueles com ensino médio. Pela localidade, varia de 21,1% na região sudeste até 47,4% na leste. Ele não foi citado em São Francisco Xavier.

Anderson Farias vai melhor entre os homens (23,7%) do que entre as mulheres (13,6%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 35 a 34 anos (23,6%), e o pior entre aqueles de 60 anos ou mais (15,9%). Atinge 23,1% entre os entrevistados com ensino superior, mas cai para 9,5% entre aqueles com ensino fundamental. E varia de 10,5% na região sudeste até 24,7% na sul. Ele não foi citado em São Francisco Xavier.

Wagner Balieiro vai melhor entre as mulheres (12,5%) do que entre os homens (5,5%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 60 anos ou mais (15,9%), e o pior entre aqueles de 25 a 34 anos (1,4%). Atinge 13,5% entre os entrevistados com ensino fundamental, mas cai para 5,1% entre aqueles com ensino superior. E varia de 4,4% na região norte até 21,1% na sudeste. Ele ainda recebeu 33,3% das citações em São Francisco Xavier.

Dr. Elton vai melhor entre as mulheres (12%) do que entre os homens (5,5%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 60 anos ou mais (12,5%), e o pior entre aqueles de 16 a 24 anos (3%). Atinge 10,8% entre os entrevistados com ensino fundamental, mas cai para 7,7% entre aqueles com ensino superior. E varia de 5,3% na região leste até 11,1% na norte. Ele ainda recebeu 33,3% das citações em São Francisco Xavier.

Toninho Ferreira vai melhor entre as mulheres (2,7%) do que entre os homens (1,4%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 16 a 24 anos (9,1%), e o pior entre aqueles de 35 a 44 anos (0,9%). Atinge 2,9% entre os entrevistados com ensino médio, mas cai para 1,3% entre aqueles com ensino superior. E varia de 1,1% na região leste até 3,8% na sul. Ele não foi citado nas regiões central, sudeste, oeste e em São Francisco Xavier.

Wilson Cabral vai melhor entre as mulheres (1,1%) do que entre os homens (0,5%). Alcança o melhor resultado entre o eleitorado de 16 a 24 anos (3%), mas não foi citado nas faixas de 25 a 34 anos e de 60 anos ou mais. Por escolaridade, foi citado apenas entre os entrevistados com ensino médio, atingindo 1,7% entre eles. Pela localidade, foi citado somente nas regiões norte (2,2%) e sudeste (5,3%).

PESQUISA.

A pesquisa sobre o cenário pré-eleitoral em São José integra o Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que em 24 de fevereiro deste ano converteu-se em um veículo 100% digital e anunciou a duplicação do volume de produção jornalística. Além dos levantamentos eleitorais, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.

Novos dados do levantamento sobre a opinião do eleitorado de São José serão publicados ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais de OVALE, veículo hoje 100% digital, líder de alcance e engajamento na região, com mais de 1,2 milhão de visitas e 399 mil usuários únicos por mês, de acordo com o Google Analytics.