27 de julho de 2024
PESQUISA OVALE

‘Candidatura tem apoio do presidente Lula’, diz Wagner Balieiro

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Repórter Especial
Reprodução
Wagner Balieiro

O engenheiro e ex-vereador Wagner Balieiro (PT), pré-candidato à Prefeitura de São José dos Campos, aposta no apoio do presidente Lula (PT) para a candidatura ganhar adesão entre os eleitores da cidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

No levantamento exclusivo OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas sobre o cenário eleitoral na cidade, Balieiro, que já foi candidato a prefeito na eleição de 2020, aparece  com 8,70% das intenções de voto, com o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury (PL), que tem 36%, e o prefeito Anderson Farias (PSD), com 19,10%.

Na sequência estão o deputado estadual Dr. Elton (União), com 8,40%, o advogado Toninho Ferreira (PSTU), com 2%, e o professor Wilson Cabral (PDT), com 0,70% (veja a pesquisa completa).

Aqueles que responderam que não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 15,90% e os que não sabem ou não responderam foram 9,20%.

No segundo cenário da pesquisa estimulada, Cury lidera com 37,30%, Anderson tem 18,90% e Balieiro aparece com 9%, e depois estão Dr. Elton (7,20%), a deputada estadual Letícia Aguiar (PP) com 5,70% e Wilson Cabral e Toninho Ferreira, ambos com 0,70%.

“A campanha está começando agora e faz menos de um mês que tivemos o nosso nome sendo lançado como pré-candidato. Estamos conversando com a população, colocando um pouco das nossas propostas e escutando bastante para a gente ter um plano construído de maneira democrática e popular”, disse Balieiro.

Segundo ele, o resultado da pesquisa foi “bastante positivo” e sinaliza “um ponto de partida”. “Daqui para frente a expectativa é que, na medida que a gente for avançando com as propostas, com as conversas na cidade, a gente consiga ampliar esse percentual e rumar ao segundo turno”.

Na pesquisa espontânea, em que a pergunta sobre o voto foi feita sem que nenhuma alternativa fosse apresentada aos entrevistados, Anderson Farias foi citado por 14,30% dos eleitores, seguido por Eduardo Cury, com 7,30%, Dr. Elton, com 3,30%, Wagner Balieiro, com 3%, o pastor Vanderlei das Graças (PRD), com 0,80%, o ex-prefeito Emanuel Fernandes (PSDB), com 0,50%, Toninho Ferreira (PSTU) e a vereadora Dulce Rita (União), ambos com 0,30%.

Sem mandato desde a eleição de 2020, o petista destacou que a disputa será contra um “ex-prefeito que foi deputado federal”, o “atual prefeito” e “uma pessoa que é deputado estadual”.

“O único que não tem mandato ou que não teve mandato majoritário ou de deputado estadual sou eu. Então, eu fico muito contente de ter sido lembrado por uma parcela significativa da população. Isso mostra que a gente tem um espaço para crescer e que essas pessoas que já aparecem há muito tempo não estão fazendo um bom trabalho perante a população”, disse Balieiro.

Um dos principais cabos eleitorais de Balieiro será o presidente Lula (PT), de quem o petista espera apoio incondicional.

“Nós temos o a única candidatura do presidente Lula em São José dos Campos. Isso naturalmente leva a candidatura a ter um referencial do governo federal. Por outro lado, é importante ter claro que para o presidente Lula a cidade de São José já é muito importante, haja vista as obras e serviços que a cidade está sendo contemplada. São José já é estratégico para o presidente Lula, e isso vem sendo mostrado na prática.”

De acordo com a pesquisa OVALE, Balieiro é quem tem a maior taxa de rejeição entre os pré-candidatos.