22 de dezembro de 2025
DOCE ANJINHO NO CÉU

'Tristeza', diz mãe de Sophia; morte de 'princesa' comove S. José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Falecimento de Sophia Gomes, de 9 anos, comoveu São José

“Uma tristeza”.

Abalada, assim Fernanda Gomes resumiu o sentimento dilacerante provocado pela perda da filha caçula, a catequizanda Sophia Gomes, de 9 anos, que morreu em São José dos Campos no último domingo (26), vítima de dengue hemorrágica. A menina, chamada na comunidade de "princesinha" e "anjinho", era muito querida entre familiares, amigos e a Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos, zona sul da cidade.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Amorosa, sorridente, alegre, inteligente e apegada aos pais e à irmã mais velha, Sophia recebeu o apoio de uma corrente de orações no período em que esteve internada. A história da catequizanda comoveu São José. Nas redes sociais, a paróquia postou uma nota de falecimento, que foi compartilhada centenas de vezes e recebeu centenas de comentários. Procurada por OVALE, Fernanda afirmou que falaria sobre a filha nesta terça-feira.

A família é muito querida na paróquia e os fiéis enviaram suas condolências ao casal Fernanda e Vando, à irmã Laura e aos avós Geraldo e Ester. Para a comunidade, a catequizanda querida por todos, que amava a família, adorava lasanha e tinha fé em Cristo, transformou-se em um "anjinho" e vai interceder pela catequese e pelas crianças da comunidade junto a Jesus.

O corpo de Sophia foi sepultado nesta segunda-feira (27), às 9h, no Cemitério Parque das Hortências, em Caçapava. "Que Deus receba a Sophia, catequizanda de nossa Paróquia, em seus braços. Que o Coração de Jesus seja o amparo dos pais, Vando e Fernanda Gomes, pelos avós Geraldo e Ester, e toda a família, pessoas de caminhada em nossa comunidade. Nossas orações por todos", postou a paróquia.

A dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue clássica e incluem a febre alta, manchas vermelhas no corpo, dor muscular e nas articulações e dor ao redor dos olhos. No entanto, a partir do terceiro dia de sintoma, o paciente pode entrar na fase crítica da doença.

Na paróquia, durante a missa da última quinta-feira, o padre chegou a pedir orações pela menina, chamada carinhosamente pelos fiéis de "princesinha" e "anjo". Nas aulas de catequese, um pedido especial às crianças, que fizessem desenhos para a coleguinha, demonstrando todo o amor que sentiam por ela. A perda de Sophia foi um baque profundo para a comunidade, que se manifestou nas redes sociais.

ADEUS.

Sophia fez 9 anos há pouco mais de um mês, em 22 de abril. Ela era catequizanda da Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos, que a homenageou.

“Que o Coração de Jesus seja o amparo dos pais, Vando e Fernanda Gomes, pelos avós Geraldo e Ester, e toda a família, pessoas de caminhada em nossa comunidade”, diz a nota de falecimento, compartilhada pela paróquia da zona sul de São José.

Menina cheia de sonhos e de uma vida pela frente, Sophia vai deixar muitas saudades em quem a conheceu. Centenas de mensagens para a menina foram postadas nas redes sociais.

“Não sou bom com as palavras, mas queria dizer que essa pancada está sendo pesada demais”, escreveu Adão Antonio.

“Sophia Gomes você esteve presente em muitos e muitos momentos junto a nossa família desde que nasceu e saiba que consideramos você parte dela. Sua partida está doendo na minha alma e não sei como mensurar essa dor, quero que saiba que você foi nossa sobrinha, prima e neta postiça, vou sentir muito sua falta”, afirmou.

“Meu Deus que tristeza para a família, os pais e toda paróquia. Uma linda menina, que com certeza está nos braços de Deus”, disse Majô Nascimento.