13 de dezembro de 2025
ASTRONOMIA

Polo de Amparo registra Supernova a 23 milhões de anos-luz

Por Thiago Rovêdo | Especial para Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Seta indica onde a Supernova ocorreu

O Polo Astronômico de Amparo registrou uma Supernova SN 2024ggi na Galáxia NGC 3621, localizada a 23 milhões de ano-luz do Sistema Solar. A imagem foi obtida com câmera própria para Astronomia, acoplada no telescópio em um total de 16 minutos de exposição.

Na imagem, a seta indica a Supernova, gerada a partir de uma estrela massiva que explodiu violentamente emitindo bilhões de vezes mais energia do que o Sol e ficando acessível aos telescópios.

"Essa estrela explodiu há 23 milhões de anos, mas a luz da explosão chegou agora aqui na Terra", explicou o professor de astronomia e diretor do Polo de Amparo, Carlos Eduardo Mariano.

Essa Supernova foi descoberta no último dia 11 de abril por um telescópio do Projeto Atlas mantido pela Nasa e ocorreu dentro da galáxia NGC 3621, que está a cerca de 23 milhões de anos-luz de distância. Portanto, essa estrela explodiu há 23 milhões de anos, mas a luz da explosão chegou agora aqui na Terra.

O registro na noite da última quarta-feira, 15, foi possível por conta de uma série de condições favoráveis no céu noturno. Mariano explica que após a explosão, há um pico de energia, e ela fica milhões de vezes mais luminosa que o nosso Sol.